Primeira reunião dos GIEAS aconteceu na última sexta-feira, 15
Rio dos Cedros sediou a primeira Reunião Itinerante 2023 dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) da região CIMVI. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 15.
Primeiramente, o prefeito Jorge Luiz Stolf abriu a reunião com a fala de boas-vindas. Em seguida, o vice-prefeito Rafael Nunes e a secretária de educação Joanita Odorizzi Grante também se pronunciaram.
As autoridades incentivaram os educadores ambientais presentes e demonstraram o valor da educação ambiental no município.
Segundo o prefeito, a educação ambiental nas escolas e instituições é muito importante, especialmente para as crianças. Isso porque, a partir dessa fase, existe a possibilidade de formar cidadãos mais conscientes para o futuro.
Além disso, Stolf ainda contou sobre como era a educação ambiental na sua infância, onde não havia muita informação ou cuidado com resíduos como acontece hoje.
Durante a Reunião Itinerante, integrantes do GIEA de Rio dos Cedros, através da coordenadora Ana Paula Mauricenz, apresentaram o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA). O Programa atua no desenvolvimento de projetos e ações inseridos na educação formal e não formal do município.
Depois, a programação abordou:
- História da Educação Ambiental em Rio dos Cedros
- Programa “Vale Muito Cuidar”
- Projeto “Pense Verde”
- Projeto “O Futuro é agora”.
Em seguida, no período da tarde, os grupos conheceram a Recauchutadora de Pneus Neri, de Rio dos Cedros. A visita técnica oportunizou aos participantes conhecerem o processo de recapagem e reciclagem de pneus.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, os participantes da Reunião Itinerante entenderam a importância deste serviço ambiental para a sustentabilidade do ciclo de vida do produto. Aliás, a visita agregou novos conhecimento para os educadores ambientais e demais pessoas presentes.
Um dos objetivos fundamentais da política de educação ambiental é “o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, históricos, culturais e éticos”.
Sugestão de pauta