Escondida entre os estabelecimentos comerciais em Chinatown, a delegacia colaborava diretamente com o governo chinês
Na segunda (17), o FBI descobriu, no bairro de Chinatown, na ilha de Manhattan, Nova York, uma delegacia de Polícia chinesa clandestina. O local funcionava sem qualquer licença ou permissão diplomática.
Os agentes norte-americanos prenderam dois homens, os quais responderão acusações de conspiração em favor do governo da China. Outras 34 oficiais da Polícia Nacional da China receberam denúncias, também do FBI, por estarem supostamente envolvidas no caso.
LEIA TAMBÉM:
Ainda de acordo com a agência de investigações norte-americana, o local fornecia informações cruciais para o governo de Xi Jinping. Além disso, os supostos policiais chineses buscavam por ativistas pró e contra a China no território dos EUA. O governo norte-americano se esforça para impedir que eles sejam localizados.
As tensões entre Estados Unidos e China está mais alta do que nunca, nos tempos recentes. Tudo começou com o balão de espionagem chinês, derrubado na costa norte-americana do Oceano Atlântico. Em seguida, a posição da China de apoio à Rússia quanto ao conflito na Ucrânia, e agora a descoberta desta delegacia de espionagem.
Sugestão de pauta