A "virada de chave" para esses jovens pode estar relacionada a enantiodromia.
A Geração Z tem adotado novos hábitos na internet. Pelo menos é o que indica um estudo realizado com 600 pessoas publicado pela revista Dazed studio, chamado de The future of social media, no fim de março. O tempo de uso de aplicativos de mídia social tem reduzido entre os usuários na faixa etária de 19 e 25 anos.
Essa mudança de comportamento já havia sido notada pela Pew Research Center e inclusive com dados usados no estudo publicado na Dazed. A princípio, desde 2019 que os jovens dessa faixa etária estão gastando menos tempo usando as mídias sociais.
Mudança de hábitos pode estar relacionada a teoria que busca o equilíbrio
A “virada de chave” para esses jovens pode estar relacionada a enantiodromia. O termo foi criado pelo filósofo Heráclito para explicar que uma grande força em uma direção gera uma força no sentido oposto.
A maioria dos jovens entrevistados no estudo falaram sobre a mudança de foco, principalmente da mudança de prioridades na vida. Em conclusão, eles relatam que se voltaram para a saúde física e mental, houve também o questionamento sobre o valor da integridade das mídias sociais e a exploração dos dados dos usuários.
• LEIA TAMBÉM: FBI prende suspeito de vazar segredos do Pentágono sobre guerra
Por fim, o estudo publicado pela Dazed aborda em uma das conclusões, que essa faixa etária busca qualidade de informações ao invés de conteúdos superficiais:
“A Geração Z está buscando um envolvimento mais lento e consciente com informações. O conteúdo de alta qualidade que vale a pena gastar tempo está ganhando espaço com este grupo, aumentando a popularidade de formato de blogs e vídeo. As plataformas de vídeo curto estão expandindo as funcionalidades para acomodar conteúdo de formato mais longo, conforme o interesse continua a crescer”.
Sugestão de pauta