Testes de moradia serão realizados com voluntários por um ano, com simulações realistas do ambiente do planeta vermelho
Na terça (11), a NASA revelou ao mundo a primeira casa construída através de impressão 3D, chamada de Mars Dune Alpha, para simular uma moradia humana em Marte. Voluntários participarão de um teste de moradia por cerca de um ano, onde passarão por simulações realistas do ambiente marciano em diversas situações do cotidiano.
A residência mede 160 metros quadrados e possui quatro quartos e uma academia, além de:
– Fazenda vertical para vegetais;
– Área de relaxamento e área medicinal;
– Estações de trabalho;
– Estação meteorológica;
– Estufa pequena;
– Área de simulação da superfície de Marte.
LEIA TAMBÉM:
Os testes com voluntários começarão no mês de junho, nas instalações de pesquisa do Central Espacial Johnson, no Texas, EUA. As pessoas passarão por provações de estresse, compatíveis com a realidade prevista para a vida em Marte, como a escassez de água e falha de equipamentos. Ao mesmo tempo, a NASA observará com atenção o que o ser humano precisará, exatamente, para sua estadia permanente no planeta vermelho.
A estrutura da casa não é a única coisa feita de impressão 3D, vários outros objetos e ferramentas também são. Grace Douglas, principal pesquisadora do programa CHAPEA, comentou sobre:
“Esta é uma das tecnologias que a NASA está buscando para potencialmente construir habitats na Lua e em outros planetas” – disse a pesquisadora.
Bill Nelson, administrador da agência espacial norte-americana, afirmou que a primeira viagem humana para Marte deverá acontecer apenas “no final da década de 2030”. O foco atual da NASA é retornar a humanidade para a Lua, onde astronautas construirão habitats permanentes, plataformas de lançamento de foguetes e diversos outros sistemas necessários para a exploração e vivência no satélite natural da Terra.
Sugestão de pauta