Missão ‘JUICE’ investigará o magnetismo entre Júpiter e suas luas, além dos mistérios escondidos abaixo das superfícies geladas
A Agência Espacial Européia (ESA) lançará a missão Jupiter Icy Moons Explorer (JUICE) amanhã, sexta (14). O programa consiste em uma sonda, que voará entre o planeta gigante gasoso Júpiter e suas maiores luas: Ganímedes, Europa, Io e Calisto.
O lançamento do foguete Ariane 5, que carrega a sonda JUICE, estava previsto para hoje (13), mas sofreu um adiamento por conta do clima. A plataforma de lançamento se encontra na Guiana Francesa.
LEIA TAMBÉM:
A sonda pesa 6,2 toneladas e carrega 10 equipamentos científicos consigo. Ela fará toda uma manobra entre a Lua, Vênus, Terra e Marte para chegar até Júpiter. Conseguindo se aproveitar dos “empurrões gravitacionais” de cada um para poupar energia, a JUICE deverá chegar no gigante de gás em 2031.
“Ao passar por Vênus, a sonda enfrentará temperaturas de 250º C, e quando chegar a Júpiter, de -230º C. Uma diferença enorme” – disse Carole Larigauderie, do Centro Nacional Francês de Estudos Espaciais (CNES).
O objetivo principal do equipamento espacial é investigar as possibilidades de vida nas luas geladas do Sistema Solar. Segundo apurado pela NASA, as luas Europa e Ganímedes são mundos oceânicos de água, porém cobertos por uma grossa camada de gelo. Se perfurado e atravessado, as portas para surpresas estarão completamente abertas para a humanidade.
Acredita-se que possa existir vida marinha complexa nesses oceanos. Anteriormente, os cientistas detectaram sinais de fontes termais no fundo dos mares, similares às que existem na Terra. As fontes termais são responsáveis por aquecerem parte do fundo dos oceanos e alimentarem pequenos peixes, crustáceos e muito mais.
As agências espaciais do mundo inteiro aguardam o sucesso da missão, que pode trazer descobertas muito importantes.
Sugestão de pauta