Chamado em homenagem ao mitológico monte grego, o vulcão marciano é três vezes mais alto e largo que o Everest
Descoberto em 1971 pela sonda Mariner 9, da NASA, o Monte Olimpo (Olympus Mons) é um vulcão extinto em Marte, o planeta vermelho. Ele se encontra no planalto de Tharsis, região equatorial do planeta.
Ele não apenas é o maior vulcão marciano, como também é o maior de todo o Sistema Solar. Em comparação com o Monte Everest, ele é três vezes mais alto e largo. O “monte terráqueo” acaba ficando em segundo lugar na lista.
LEIA TAMBÉM:
Com a caldeira (ou boca) de dimensões de 85 por 60 km e base de 625 km de diâmetro com 22 km de altura, os cientistas acreditam que o Monte Olimpo teve erupções sem parar por praticamente 2 bilhões de anos. Há também a possibilidade de ele ser uma das causas do estado atual de Marte.
Caso futuros astronautas decidam escalar o Olimpo, o farão com muito mais facilidade do que escalar o Everest. Isso se deve ao fato da gravidade em Marte ser menor que na Terra, e pelas encostas do vulcão extinto serem menos íngremes.
Os cientistas analisam que sua última erupção pode ter acontecido há 25 milhões de anos, quando Marte ainda se mostrava habitável. O monte parece formado pela enorme quantidade de lava expelida pelo vulcão, que se acumularam mais e mais, tomando forma.
Sugestão de pauta