Prefeito anunciou as ações em live nesta quinta-feira, 6
O Prefeito de Timbó, Jorge Kruger, anunciou ações e medidas de segurança para as unidades educacionais do município. O pronunciamento, feito em live nesta quinta-feira, 6, teve a participação do secretário de Educação, Alfroh Postai, e do presidente da Câmara Municipal, Edson José Bona.
Primeiramente, Kruger informou que as autoridades buscarão implementar e dar continuidade a ações para resguardar a segurança dos educandários, crianças e funcionários a partir da próxima semana. Além disso, as medidas devem garantir segurança para famílias que dependem do apoio do poder público.
“A gente não pode ter ameaçada a qualidade de educação aqui de Timbó,” comenta o prefeito.
Em seguida, o Secretário de Educação mencionou algumas medidas de segurança que já estão caminhando, como a instalação de câmeras e restrição de acesso às unidades, com senhas, tags e outras ferramentas.
No entanto, Postai comentou que, apesar de iniciadas, algumas limitações surgiram e, para dar andamento nessas ações, é preciso fazer ajustes e reencaminhar os projetos.
Além disso, o Secretário comentou sobre outro ponto importante nas medidas de segurança:
“Todas as nossas unidades, por décadas, eram deficientes na questão dos preventivos de segurança. Então, hoje, já temos projetos alinhados,” comenta. Ele cita, por exemplo, projetos com os bombeiros e treinamentos de primeiros socorros como métodos preventivos.
Por isso, Postai reforça que, além de dar continuidade aos projetos apresentados, os próximos passos devem incluir a ampliação do que já existe, bem como iniciar novos projetos.
Edson José Bona também reforça que a Câmara está de portas abertas para ajudar a agilizar os processos na medida do possível.
Confira as medidas de segurança anunciadas
O Prefeito mencionou as principais medidas de segurança que devem acontecer no município:
- Cercamento: Kruger diz que algumas unidades já passaram por análise prévia, para definir quais educandários precisam de ajustes ou reforços.
“A gente não pode tomar medidas no calor da emoção e sim sempre com a razão com muita responsabilidade. temos estruturas com muros de mais de 20 anos, não é simplesmente levantar outro em cima. e se esse muro cai em cima de uma criança? O prejuízo pode ser ainda maior”, reforça.
- Câmeras de monitoramento: medida já existente em algumas unidades e que será ampliada, com mais de 400 câmeras para as unidades educacionais.
- Controle de acesso: o Prefeito comenta que apesar de já funcionar em boa parte das unidades, a medida de segurança deve ser ampliada e implementada no restante.
- Agente de segurança em educação: um ajuste orçamentário para criar o agente de segurança em educação já está em análise. Essa medida deve garantir ainda mais segurança para as escolas, crianças, funcionários e famílias. O projeto será encaminhado para a câmara em breve.
Além dessas medidas de segurança, o prefeito ainda menciona outras ações em parceria com a PM. Uma delas é a possibilidade de criar um canal direto para as unidades acionarem a polícia em caso de qualquer anormalidade.
Por fim, Kruger lembra que é preciso ter paciência e compreensão. O prefeito lembra que não é possível anunciar as medidas de segurança hoje e implantá-las já na terça-feira.
Sugestão de pauta