Ela se encontrou como empreendedora em Indaial
Yara Hildebrandt é uma empresária de sucesso do Médio Vale do Itajaí e um exemplo de como a determinação e a vontade de empreender podem transformar vidas e realizar sonhos.
Nascida no Maranhão, em uma família de seis irmãos, Yara teve que lidar com as dificuldades financeiras desde muito nova. Sua mãe era quebradeira de coco babaçu, profissão muito comum no nordeste brasileiro, trabalho que ela também exerceu entre os 12 e 16 anos. Seu objetivo era conseguir dinheiro para comprar cosméticos e revender nas regiões mais coloniais.
A empresária sempre foi uma empreendedora nata. Mesmo sem saber ao certo se dava lucro ou prejuízo nas vendas dos cosméticos, ela nunca desistiu de buscar novas oportunidades.
Aos 16 anos, ela mudou-se para o Pará, onde trabalhou como doméstica e babá. Aos 22 anos, prestou concurso público municipal e foi aprovada. Foi nessa época que ela com seu olhar de empreendedora percebeu uma nova possibilidade surgir. Dessa forma, ela logo voltou a empreender e aproveitar o movimento do novo ciclo de convivência profissional.
Nesse período, Yara conheceu uma marca famosa de semi-jóias e começou a comprá-las para revender, aproveitando assim as novas oportunidades de convivência que surgiram.
Novos ares e o início da carreira como empresária
Aos 26 anos, abriu mão da estabilidade como funcionária pública e mudou-se para Santa Catarina. O ano era 2011, e a mudança foi por amor. Isso porque ela conheceu, através de um aplicativo de relacionamento, seu marido, o empresário Renato Hildebrandt, e veio de mala e “cuia” para Indaial.
Em Santa Catarina, Yara começou a empreender novamente, dessa vez no ramo da alimentação. Nessa área, ela criou e desenvolveu por dois anos uma marca de chocolates finos, vendidos em datas comemorativas, mais especificamente no natal e páscoa.
No entanto, em 2014, diante da crise econômica pela qual passava o país, Yara decide ir trabalhar e colaborar com o marido. Foi nesse momento que teve que mostrar toda a sua determinação e capacidade de empreender, ajudando a superar os desafios enfrentados pelo negócio.
Desde então, ela tem se dedicado integralmente à empresa, se tornando a diretora administrativa, cargo que exerce ainda hoje.
Em 2015, Yara abriu uma distribuidora de produtos importados junto de seu esposo. Anos depois, em 2020, abriu a Karmela, um e-commerce de óculos. Em seguida, em 2021, comprou a Caves Europa, uma importadora e distribuidora de vinhos.
LEIA TAMBÉM:
A Karmela tem sido um espaço de realização profissional para Yara, que sempre quis voltar a trabalhar para o público feminino. Ela enxergou nessa oportunidade a chance de reconectar-se com mulheres e oferecer produtos que elevam a autoestima feminina.
Para ela, empreender é mais do que uma atividade econômica, é um estilo de vida. Ela acredita que o empreendedorismo é uma forma de transformar a realidade, bem como fazer a diferença na vida das pessoas. Yara é um exemplo de como a persistência e a determinação podem superar as adversidades e alcançar o sucesso.
Sugestão de pauta