“Consequências catastróficas” são as palavras de Qin Gang, das Relações Exteriores de Pequim
Nesta terça (7), durante uma coletiva de imprensa em Pequim, o novo ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, usou de tom agressivo para falar da postura internacional dos Estados Unidos.
As tensões entre EUA e China começaram após um balão chinês, com equipamentos de monitoramento de alta tecnologia, ter sobrevoado grande parte dos EUA sem qualquer permissão. A Força Aérea norte-americana o derrubou e fez o Pentágono começar a tecer duras críticas à China.
LEIA TAMBÉM:
Agora, passadas algumas semanas e sem qualquer trégua por parte dos EUA, a China se pronunciou através de Qin Gang:
“Se os Estados Unidos não pisarem no freio e continuarem acelerando no caminho errado, nenhuma barreira poderá impedir o descarrilamento e, certamente, haverá conflito e confronto. Quem arcará com as consequências catastróficas?” – ameaçou o novo ministro das Relações Exteriores de Pequim.
Gang era embaixador da China em solo norte-americano e possui um bom histórico e reputação, sendo considerado cuidadoso e talentoso. É a primeira vez que a comunidade internacional o vê falando com tom de ameaça, especialmente contra outro país.
Atualmente, o mundo vive uma nova Guerra Fria. Por conta da guerra na Ucrânia, as tensões escalaram para o nível global. Enquanto a OTAN e a Rússia trocam farpas, a China se posiciona à favor da Rússia e causa preocupação mundial, mas ao mesmo tempo pede o fim do conflito.
Sugestão de pauta