Nanofios feitos de silício são a peça-chave e atraem curiosidade mundial
Na Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, cientistas e pesquisadores conseguiram avançar nas tentativas de transformar a água em combustível para veículos. Desta vez, eles utilizaram nanofios feitos de silício, para filtrarem a luz do Sol em eletricidade.
O processo funciona através da introdução dos nanofios nas moléculas de oxigênio e hidrogênio, que compõem a água. Com isso, a água consegue absorver a luz solar e retribuir em energia limpa para o veículo.
LEIA TAMBÉM:
Existe um porém: durante os testes, o hidrogênio pareceu mais fraco que o oxigênio, o que impossibilita aos veículos de receberem a energia total, impactando na velocidade. Os cientistas admitem que precisarão “evoluir” os nanofios, a ponto de gerarem ainda mais energia em compensação ao hidrogênio.
O resultado dos testes é o primeiro, em 50 anos, a dar certo com água. É também o primeiro a usar silício como parte do combustível. O caminho para a produção de energia limpa para os carros, motos, caminhões e mais ainda parece distante, mas a cada inovação, um passo é dado.
Sugestão de pauta