A solicitação pode ser feita pelo aplicativo do FGTS
A CAIXA liberou o Saque Calamidade para Ascurra (SC), Balneário Piçarras (SC) e Itapema (SC). A liberação é decorrente das fortes chuvas nos municípios. Os trabalhadores podem solicitar o saque através do aplicativo FGTS.
Os moradores das áreas afetadas em Ascurra podem solicitar o saque até 17/05/2023. Porém, os trabalhadores de Balneário Piçarras têm até 30/04. Os residentes em Itapema possuem prazo até 04/05.
Além disso, é importante lembrar que é necessário possuir saldo na conta do FGTS. O trabalhador também não pode ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, ou seja, sem a necessidade de comparecer a uma agência. É possível usar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Atualmente, estão com pagamento vigente do Saque FGTS por motivo de calamidade 50 municípios do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Confira aqui a relação completa dos municípios e os prazos para a solicitação.
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
Como solicitar o saque calamidade do FGTS:
- Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
- Em seguida, deve encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- Por fim, basta selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
- O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
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Informações sobre a documentação:
- Carteira de Identidade; No entanto, também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.
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