Primeiro lote da doação chegou nesta quinta-feira, 23
Os Correios, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, vai doar 20 toneladas de itens de refugo para famílias desalojadas em São Sebastião (SP) e região.
Material escolar, vestuário infantil, utensílios de casa e material de escritório são alguns dos itens entregues a partir desta quinta-feira, 23. A Defesa Civil está responsável pela distribuição à população afetada pelas chuvas intensas no litoral paulista.
A iniciativa é mais uma das que o Ministério das Comunicações e as entidades vinculadas à Pasta estão realizando para ajudar as vítimas dos temporais. O município de São Sebastião e a região foram as áreas mais afetadas pelo desastre natural.
“Além dessa doação que os Correios estão realizando, já repassamos antenas para prover internet, via Telebras, a Anatel está atuando com um equipamento que monitora os sinais de internet para apoiar na procura por sobreviventes. Não mediremos esforços para atendermos a essas famílias que estão vulneráveis e que necessitam tanto do poder público”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Um objeto postal é classificado como refugo quando passa por todas tentativas de entrega, não é procurado pelo destinatário, nem pelo remetente e passa do prazo de direito à reclamação, de 90 dias, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.
LEIA TAMBÉM:
“Em situações de calamidade pública, a responsabilidade social dos Correios se torna ainda mais essencial. Por isso, em apoio aos esforços do governo federal, estamos mobilizando nossa infraestrutura logística, em uma grande rede de cooperação, para ajudar as famílias atingidas”, destacou o presidente dos Correios, Fabiano Silva.
Além das doações de itens de refugo, as agências dos Correios no estado de São Paulo estão à disposição das autoridades federais, estaduais e municipais para coletar e transportar donativos às pessoas afetadas pelas chuvas.
Sugestão de pauta