O uso causará cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça
A Vigilância Sanitária de Indaial informa que estão proibidos o comércio e o uso de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos.
A decisão segue a Resolução – RE 475, de 09 de fevereiro de 2023. Além disso, a medida vem após uma avaliação de risco realizada pela Anvisa e adotada tendo em vista o aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto.
Entre os eventos relatados pelos usuários estão cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
LEIA TAMBÉM:
Contudo, a medida preventiva é temporária e tem como objetivo proteger a saúde da população e permanecerá vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências.
A princípio, a orientação é para que os comércios retirem os produtos da área de venda, suspendendo imediatamente o comércio e o uso das pomadas. Para as pessoas que possuem pomadas em suas casas a orientação é para a suspensão imediata até surgirem novas orientações.
A Vigilância Sanitária Municipal realizará inspeção em estabelecimentos do segmento para fiscalizar o cumprimento da proibição. Qualquer dúvida entrar em contato pelos telefones 3306 5540/5567 ou através do email: vigilancia@indaial.sc.gov.br.
Por fim, c aso alguém apresente sintomas relacionados ao uso dessas pomadas, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo.
Sugestão de pauta