Presidente ucraniano comentou sobre os recentes rumores da China possivelmente estar fornecendo armas aos russos
Na segunda (20), em entrevista à mídia, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, comentou sobre o alto risco para a humanidade caso a China una forças com a Rússia, não apenas economicamente.
Rumores recentes, vindos dos EUA, apontam que a China esteja fornecendo armas secretamente às tropas russas na Ucrânia. Apesar de serem apenas rumores, sem nenhuma prova concreta, a possibilidade de a informação ser verdadeira chocou os países ocidentais.
“Para nós é importante que a China não apoie a Rússia nesta guerra. Na verdade, eu gostaria que ela estivesse do nosso lado, mas no momento não acho que seja possível. No entanto, eu vejo uma oportunidade para a China fazer uma avaliação pragmática do que está acontecendo aqui.
Porque se a China se aliar à Rússia, haverá uma guerra mundial, e acho que a China está ciente disso” – disse Zelensky à imprensa.
LEIA TAMBÉM:
A fala de Zelensky veio logo após uma visita surpresa de Joe Biden, presidente dos EUA, à Kiev. Biden chegou, conversou por duas horas com Zelensky, anunciou um novo pacote de ajuda militar e voltou para os EUA. Durante a visita, sirenes de ataque aéreo soaram por toda a capital, mas nada aconteceu.
Em um resumo geral, a OTAN ajuda a Ucrânia a se defender, oferecendo todos os equipamentos possíveis. A Rússia passou a enxergar isso como um envolvimento direto da OTAN no conflito, o que já é extremamente perigoso. Caso a China decida fazer o mesmo, mas do lado oposto, a guerra terá uma enorme escalada.
Sugestão de pauta