O orgão terá o apoio do Ministério Público.
O município de Ascurra será um dos primeiros em nossa região à contar com o programa Defesa Civil na Escola. Na quarta-feira (15), aconteceu um encontro entre representantes da Defesa Civil e de Escolas de Ascurra que se encaixam nos requisitos para receber a iniciativa.
Estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Paulo Waltrick, e o Coordenador Regional de Defesa Civil, Sargento Campestrini. Também estiveram presentes os representantes da Escola de Educação Básica Domingos Sávio, Escola de Educação Básica Deputado Abel Ávila dos Santos e Colégio São Paulo. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura de Ascurra.
O programa Defesa Civil na Escola foi criado pela Defesa Civil visando promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades em geral frente a ocorrência de eventos adversos. O público alvo seriam turmas de quinto ano da rede de ensino. Desde 2021, ele se tornou um projeto obrigatório nas escolas catarinenses.
• LEIA TAMBÉM: Alunos das UPEs e Escolas municipais retornam às aulas na próxima segunda em Timbó
O trabalho do programa consiste em capacitar os professores e, esses, por sua vez, irão passar os conhecimentos de Defesa Civil para os alunos. Eles irão aplicar os temas deste campo em suas disciplinas. O programa também fornece cartilhas de conteúdo e atividades. Ao final do curso, os alunos participam de uma formatura.
Para a aplicação deste projeto em Ascurra, a Defesa Civil municipal também terá o apoio do Ministério Público, através da Comarca local, que já acenou positivamente e como parceiro para esta iniciativa.
Sugestão de pauta