A verba vem dos fundos municipais e estaduais de saúde que não foram utilizados.
O Ministério da Saúde liberou R$ 113 milhões para 182 hospitais filantrópicos, clínicas e fundações de Santa Catarina que prestam serviços essenciais ao SUS. O repasse é para equilibrar as contas e saldar as dívidas das instituições, que aumentaram no período mais crítico da pandemia.
A definição sobre a utilização do dinheiro foi repassada na última segunda-feira (13) em reunião do Ministério da Saúde com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. O Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde e a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) também participou.
Neusa Lúcio Luiz, presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas de SC diz que o encontro esclareceu as principais dúvidas sobre o repasse. A princípio, não haverá vinculação de novos serviços, mas uma ajuda para “arrumar a casa” do ponto de vista financeiro.
• LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde recomenda o retorno das máscaras em locais fechados contra a Covid-19
Em conclusão, o valor que será enviado a Santa Catarina é parte de um repasse de R$ 2 bilhões. Por fim, a verba vem dos fundos municipais e estaduais de saúde, anteriores a 2018, que não foram utilizados. Por fim, é um dinheiro liberado há anos pelo Ministério da Saúde, que ficou parado nos caixas municipais.
Sugestão de pauta