Fato aconteceu no porto de Great Yarmouth e não causou feridos. Bomba estava entre canos de gás
Na sexta (10), as Forças Armadas da Inglaterra detonaram acidentalmente uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial, localizada na cidade de Great Yarmouth.
Segundo a Polícia do Condado de Norfolk, os militares estavam buscando as melhores formas de detonar a bomba desde a terça (7), pois ela estava localizada entre dois canos de gás. O fato oferecia perigo para os moradores e trabalhadores da região, que acabaram evacuados até a retirada ou explosão da bomba.
LEIA TAMBÉM:
Ainda segundo informações da Polícia, os militares tentariam explodir “parcialmente” o dispositivo na quinta (9) e movê-la para outro lugar seguro, onde a detonariam totalmente. Eles chegaram a utilizar um robô para cortar os fusíveis corretos, mas não deu certo. Por fim, eles adotaram o método de “queimar” a bomba, o que causou a enorme explosão precoce.
Como consequência, vidros de carros e prédios foram destruídos pelo impacto, assim como parte do porto onde a bomba estava presa. Ninguém se feriu por conta da evacuação, e agora os militares permitiram o retorno da população às suas casas.
Nick Davidson, assistente-chefe da Polícia de Norfolk, afirmou:
“A abordagem foi a opção mais segura para desarmar o dispositivo, mas sempre trouxe o risco de detonação não intencional. Felizmente, todos estão a salvo e as agências estão se reunindo para avaliar os danos à parede do rio”
Em 2021, outra bomba da Segunda Guerra explodiu próxima à uma estação de trem em Munique, Alemanha. Trabalhadores de uma obra acabaram perfurando a bomba acidentalmente com uma furadeira. Quatro pessoas ficaram feridas como consequência.
Sugestão de pauta