Busque melhorar suas atitudes para uma vida mais próspera
Seguindo na jornada sobre como ser mais cooperativo hoje, considerando nosso papel na sociedade para cooperar com quem está à nossa volta, os desafios dessa vez estão relacionados ao impacto que nossas ações no meio ambiente e como podemos minimizá-los.
Chegou por aqui agora e ainda não conhece as outras etapas do nosso desafio do bem? Confira o primeiro artigo desta série e entenda melhor como ter uma vida mais próspera com pequenas ações diárias.
Atualmente, seguimos falando sobre “Protagonismo de Todo Mundo”, Contudo, iniciamos nossa jornada com o “Protagonimo do Eu” e depois falamos sobre o “Protagonismo do Nós”.
Portanto, para hoje, trouxemos uma das leis básicas do universo: causa e efeito. Vem com a gente!
Questione, avalie e procure melhorar com um passinho de cada vez
Todos nós temos ações que provocam reações, podendo afetar diretamente a sua vida e das pessoas ao seu redor. Por isso, é importante termos atenção às atitudes do nosso dia a dia e entender como impactam a nós e ao coletivo.
Exercitando a autocrítica, podemos evoluir fazendo uma análise dos nossos próprios atos e, com isso, somos capazes de identificar erros e acertos, possibilidades de aperfeiçoamento e como podemos agir para sermos melhores indivíduos atuantes na sociedade.
>>LEIA TAMBÉM
Neste novo desafio, que faz parte do “Protagonismo de Todo Mundo” propomos um questionamento pessoal através de algumas atividades que você pode aplicar no seu dia a dia e fortalecer sua jornada em busca de uma vida e uma sociedade mais próspera.
1. Quando for comprar algo, busque alternativas no comércio da sua região
Avalie suas reais necessidades e identifique se precisa realmente comprar alguma coisa. Nada de agir por impulso, combinado? E, se possível, priorize as lojas do seu bairro e ajude a estimular a economia local.
Assim, você contribui para que o dinheiro se mantenha na própria região. Além disso, você cria laços com pequenos comércios e ainda incentiva o trabalho das pessoas ao redor. Essa dica vale para todas as compras que você for fazer!
2. O compartilhamento estimula a sustentabilidade
Faça novamente uma análise, mas em relação ao que você tem e que pode ser compartilhado com o próximo.
Por exemplo, se você costuma ir trabalhar de carro, pode oferecer carona para algum amigo ou vizinho que faz um caminho semelhante ao seu. Ou, então, o que você poderia utilizar emprestado ao invés de comprar?
Compartilhar ajuda a diminuir o consumismo, evita gastos, gera economia financeira e, claro, contribui com a sustentabilidade. Você pode compartilhar em casa e no trabalho também, quando possível.
3. Mantenha apenas aquilo que você usa
Agora, é a vez de fazer uma limpeza geral nos armários da sua casa e ver o que deseja ou não manter, sejam roupas, calçados ou objetos.
Separe em pilhas: na 1° pilha, você coloca os objetos que deseja realmente manter; na 2° pilha, você coloca aqueles que deseja doar, reciclar ou dar uma outra utilidade.
Esse movimento é ótimo para você organizar seus ambientes. Inclusive, pode fazê-lo a cada semestre para se certificar de que possui apenas aquilo que realmente utiliza.
4. É hora de doar para quem precisa
Pode ser que nesse movimento de análise dos seus pertences, você tenha identificado algumas coisas que não queira mais. Vamos doar esses itens?
Essas doações podem ser feitas para amigos, vizinhos e também para instituições que estão necessitando. Assim, você dá novo propósito às coisas que estavam estagnadas e ainda ajuda o próximo!
Colocando essas dicas em prática, você se questiona, compreende melhor as situações e enxerga alternativas que proporcionam mais alegria e bem-estar para o seu dia a dia.
Essa autoanálise e autoquestionamento te ajuda a identificar padrões, compreender seus pontos positivos e aquilo que pode ser melhorado, o que contribui com a evolução da sua jornada. É ou não é “causa e efeito”?
Finalizamos, assim, mais uma etapa da jornada rumo a uma vida mais cooperativa, sendo protagonista da nossa história. Estamos ansiosos para contar sobre os próximos desafios. Nos vemos em breve!
Sugestão de pauta