Moradores estão passando por checagens diárias de temperatura e supostamente estocaram mantimentos
Na quarta (25), o governo norte-coreano ordenou um lockdown (isolamento social) na capital, Pyongyang, por cerca de cinco dias. Segundo nota oficial, eles se referem ao motivo como “males respiratórios”.
O portal de notícias NK News, da Coréia do Sul, relatou que os moradores do país vizinho estavam supostamente estocando comida em casa antes do anúncio oficial de isolamento por Pyongyang. Agora, eles relatam que a população passa por checagens diárias de temperatura.
LEIA TAMBÉM:
O governo do ditador Kim Jong-un não deu nenhum detalhe sobre do que se tratam esses “males respiratórios”. Eles também não fizeram qualquer correlação com a Covid-19, deixando o caso em completo mistério.
Além de estarem passando por uma onda de frio rigorosa de -22º C, os norte-coreanos não possuem uma boa reputação na área da saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), eles tem um dos piores sistemas de saúde do mundo, que consta com hospitais em más condições de atender pacientes e com falta de medicamentos.
Apesar disso, a Coréia do Norte informou em abril de 2022 sobre o primeiro surto de Covid-19 no país e, poucos meses depois, anunciou que eliminaram o vírus completamente.
Sugestão de pauta