Tanques Leopard-2 são os mais avançados da Europa; Frota ajudará a impedir o avanço russo
Na terça (24), o governo da Alemanha, sob ordens do chanceler Olaf Scholz, anunciou à imprensa que enviará uma frota de tanques Leopard-2 para a Ucrânia. Os veículos de guerra ajudarão a conter o avanço brutal russo nos arredores de Kiev e Donbass.
O porta-voz do país, Steffen Hebestreit, afirmou que “este é o resultado de intensas consultas realizadas com os parceiros europeus e internacionais mais próximos da Alemanha”.
“O governo federal decidiu disponibilizar tanques de batalha Leopard-2 para as forças armadas ucranianas. Esta decisão segue nossa conhecida linha de apoiar a Ucrânia com o melhor da nossa capacidade” – disse Hebestreit.
LEIA TAMBÉM:
Em nota oficial, o governo alemão apontou o envio de um total de 14 tanques de guerra, como parte de uma primeira remessa de colaboração. Além disso, eles autorizaram aos países aliados europeus, que também possuem tanques Leopard-2 a disposição, a enviarem suas frotas em conjunto.
Na mesma nota, os alemães apontam que tropas ucranianas receberão treinamento para o uso dos tanques de guerra. Eles ainda receberão logística, munição extra e manutenção dos sistemas dos veículos.
Anteriormente, o porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov, havia dito que o envio dos tanques mais avançados da Europa causaria apenas o agravamento do sofrimento dos ucranianos. Ele disse que as tropas russas “incinerariam” os equipamentos, além da possibilidade de uma escalada nuclear em caso de derrota russa.
“Tais entregas não são um bom presságio para o futuro das relações. Eles deixarão um rastro iminente” – disse Peskov em coletiva de imprensa.
Sugestão de pauta