A localidade de Diamante foi uma das mais atingidas em Rodeio
O empresário e engenheiro André Zonta previu o alagamento que atingiu casas e empresas que ficam no bairro Diamante, em Rodeio. O local foi um dos atingidos após as fortes chuvas ocorridas na noite da última terça-feira (17), no Vale do Itajaí.
A princípio, no vídeo publicado no dia 03 de fevereiro de 2021, André, já alertava sobre os riscos e problemas do sistema de drenagem, que passa pela localidade e fica embaixo da BR-470. Entretanto, ele explica que a tubulação é antiga e não estava suprindo a demanda de água que vinha de um córrego.
Porém, na noite da última terça-feira, o alerta de Zonta se concretizou. A área foi toda atingida pelo acúmulo de água, alagando empresas e casas. Agricultores da região perderam suas plantações e animais.
LEIA TAMBÉM:
André já enviou ao Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), um abaixo-assinado pedindo melhorias no sistema de drenagem e os riscos da falta de manutenção. Ele também deixou claro que todas as empresas estão legalizadas, e que paga aproximadamente R$ 100 mil em impostos por mês, valor que não é revertido em benfeitorias na BR-470.
Agora, com a força das águas, rachaduras estão aparecendo na rodovia, no local onde passam os tubos de drenagem, ficaram obstruídos. Por fim, em um novo vídeo, André alerta para uma nova tragédia. “Se nada for feito, em uma próxima chuva, o risco da BR-470 desabar é grande”, enfatiza.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Sugestão de pauta