Temperaturas de -40º C foram registradas em Chicago, Wyoming e outras regiões. Pessoas podem congelar em questão de minutos sem o devido aquecimento
Nos últimos dias, os Estados Unidos estão enfrentando uma onda de frio extremo jamais vista antes. Uma onda de ar polar, vinda da Sibéria, está assolando o território norte-americano. Os termômetros registram até -40º C de temperatura, cidades estão congelando e as pessoas estão se isolando em casa com aquecedores.
LEIA TAMBÉM:
Vôos cancelados, serviços de emergência disparando a todo momento, ruas totalmente vazias e congeladas. Apesar dos norte-americanos estarem acostumados com ondas de frio de tempos em tempos, esta não é comum como as anteriores e está chamando a atenção de todo o planeta:
“Isto não é como um dia de neve quando você era criança. Isto é algo sério” – afirmou Joe Biden, presidente dos EUA, em reunião com a imprensa na Casa Branca
Meteorologistas apontaram que a tempestade de inverno vai piorar ainda mais, por conta do efeito “ciclone bomba”. Tal efeito consta no choque entre as massas de ar frio e de ar quente, derrubando as temperaturas em um período de até 24 horas.
“As pessoas expostas ao frio extremo estão suscetíveis ao congelamento em questão de minutos. As áreas mais propensas ao congelamento são a pele desprotegida e as extremidades, como pés e mãos. A hipotermia é outra ameaça durante o frio extremo” – informa o Serviço Meteorológico Nacional (NWS).
Dangerous wind chills beginning late Wednesday night will fall to 30 to 40 below zero by Thursday morning. These conditions will cause hypothermia and frostbite to exposed skin in as little as 10 minutes. #kswx pic.twitter.com/eFE3PcABPF
— NWS Dodge City (@NWSDodgeCity) December 21, 2022
This strong cold front is creating dangerous road conditions in Wyoming. In the past 12 hours, Wyoming Highway Patrol troopers have responded to more than 787 calls for service, 196 motorist assists and 104 crashes, according to the agency.
📸: Wyoming Highway Patrol pic.twitter.com/Iu7lrcUMaY
— Denver7 News (@DenverChannel) December 22, 2022
Sugestão de pauta