O vereador continua sendo o único presidente cego do Poder Legislativo no Brasil
Com 16 votos favoráveis, o vereador Marcelo Werner (PSC) foi reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí. A realização do bom trabalho, com transparência e independência da atual Mesa Diretora durante o primeiro mandato, foi fundamental para que a eleição fosse composta por chapa única, tendo apoio da ampla maioria dos vereadores.
Além de Werner, compõem a Mesa Diretora eleita os vereadores Rubens Angioletti (sem partido), como vice-presidente, Odivan Wivaldo Linhares – Mamão (PSB), como primeiro secretário, e Otto Luiz Quintino Junior (Republicanos), como segundo secretário. Werner está em sua terceira legislatura.
A reeleição à presidência, além de democrática, é uma conquista histórica, da inclusão, já que o vereador é o único presidente cego do Legislativo em exercício no Brasil. A vitória se estende a todas as pessoas com deficiência e àqueles que lutam por mais inclusão social, representatividade e pluralidade na política nacional.
LEIA TAMBÉM:
Bandidos jogam pedras na Delegacia de Indaial
“Estou muito feliz em ter sido reeleito e assim continuar presidente do poder Legislativo de Itajaí. Essa eleição foi a coroação de um trabalho quem vem sendo feito com muita responsabilidade pela Mesa Diretora. Quero reiterar aqui o meu compromisso em continuar no cargo com o mesmo empenho e dedicação do primeiro mandato, mantendo o Legislativo da forma como deve ser: independente e fiscalizatório. Também seguirei de portas abertas para que a população se sinta representada pela instituição Câmara. Agradeço a Deus pelas oportunidades que a vida me concede, mesmo com muitos desafios, à minha família, meus assessores, aos servidores e a todos os vereadores que me apoiaram nesse momento. Juntos vamos construir a cidade que queremos”, destaca Werner.
Uma gestão de portas abertas
Como presidente do Legislativo, Werner se sobressai na gestão por estar sempre de portas abertas a todos que lhe procuram. Ouve a comunidade, servidores, lideranças locais e políticas.
Nesse sentido, se consagrou como um importante facilitador do diálogo entre o Executivo e Legislativo, tendo consolidado o seu perfil pacífico, e ao mesmo tempo de resolutividade, durante a greve dos servidores municipais no início do ano, quando foi peça fundamental para o fim do impasse. Servidores da Câmara reconhecem o trabalho desenvolvido por ele.
“O vereador Marcelo é um presidente, acima de tudo, empático, sempre à disposição para escutar e acolher as demandas de todos. Ainda valoriza e reconhece o papel de cada servidor na busca pelo objetivo comum da Câmara de Vereadores, o que motiva melhorias pessoais e também coletivas do grupo. Chamo a atenção para a importância de termos um presidente com deficiência visual que exerce com competência a função, comprovando que a visão meramente assistencial, que ainda é destinada às pessoas com deficiência, precisa ser deixada no passado. A Câmara, por meio do vereador Marcelo em posição de liderança, reforça seu comprometimento com um cenário inclusivo e transformador”, ressalta a servidora efetiva Sabrina Schneider, presidente da Comissão de Gestão Ambiental da CVI.
Conquistas de Marcelo Werner enquanto presidente da Câmara de Vereadores
- Economia de recursos provenientes do duodécimo, onde a Câmara devolveu ao Executivo R$ 19,4 milhões do montante a que tinha direito em 2021, o maior da história;
- Instituição da emenda impositiva, que auxilia na aplicação dos recursos públicos em áreas de interesse da comunidade. Foram 139 emendas impositivas com destinação de R$ 12,8 milhões em investimentos, sendo metade do valor para a área da saúde;
- Criação do Programa de Estágio do Legislativo Municipal para de estudantes do ensino médio e superior;
- Implantação do Espaço de Orientação à Mulher (EOM);
- Conquista do Selo Social pelo Programa Permanente de Eficiência Energética e de aproveitamento de Recursos Naturais;
- Programa de Valorização e Qualificação dos Servidores Públicos e pelo Balcão da Cidadania, projetos que atenderam parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU;
- Criação da Comissão Parlamentar Mista de Acompanhamento aos Estudos do Programa de Desestatização do Porto de Itajaí, em janeiro de 2021;
- Implantação da Escola do Legislativo;
- Adoção de campanhas acessíveis, com legenda, audiodescrição
Sugestão de pauta