Figueira localizada no Biergarten do Museu da Cerveja tem mais de 20 metros de altura e é aberta a visitação. Centro do espaço, árvore está sendo tratada por especialistas
Em imagens de 1914, já é possível ver uma imponente figueira ao lado do Clube Náutico América, em Blumenau (SC). Essa mesma árvore, que sobreviveu a diversas mudanças no Centro da cidade, agora é a grande estrela do Biergarten do Museu da Cerveja, totalmente reformulado e aberto ao público. No Natal de 2022, a centenária vive um momento inédito: com mais de 20 metros de altura, é uma das novas atrações da época mais encantada do ano na cidade.
Decorada com mais de 200 metros de cordões de LED e mais 150 metros de luzes de Natal, além de 150 enfeites gigantes, ela se tornou um dos pontos mais fotografados do Natal da cidade. Chamada de Árvore Encantada, ela fica disponível para visitação todos os dias – inclusive aos domingos e feriados – até às 22h.
A visitação é gratuita e a árvore está localizada na Rua XV de Novembro, número 160, no Centro da cidade. O Biergarten fica aos fundos do Museu da Cerveja, com acesso gratuito e vista para o Rio Itajaí-Açú.
LEIA TAMBÉM:
Além da visitação, é possível degustar cervejas regionais e as lojas de produtos regionais como cachaças, doces e embutidos, além de um espaço dedicado aos chocolates produzidos no Vale.
Figueira está sendo tratada desde janeiro de 2022
Flávio Mendes é arborista e responsável pelos cuidados com a figueira que está no Museu da Cerveja. Desde janeiro de 2022, ele acompanha a árvore para entender quais são as suas necessidades. As ações de cuidado já foram desde o diagnóstico até podas estudadas e tratamentos no solo.
Uma das coisas que chama a atenção dos visitantes na figueira é um soro aparente, conectado ao caule. Flávio explica que a técnica de endoterapia vegetal está diretamente ligada ao xilema – “uma espécie de artéria da árvore” – e facilita a aplicação de vitaminas necessárias para a manutenção da planta.
Para a construção do deck do Museu da Cerveja, onde hoje funciona o Biergarten, todo o projeto foi pensado para a manutenção e valorização da figueira.
Sobre o Museu da Cerveja
Criado em 1996, o Museu da Cerveja foi reaberto em setembro de 2022 com uma experiência de visitação completamente nova. O espaço abre todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, das 9h às 19h. Catarinenses pagam meia entrada.
São oito ambientes que trazem desde aspectos técnicos sobre a cerveja até pontos importantes da história de Blumenau, passando pelos os encontros entre a bebida e cidade. Além da exposição e das experiências, os visitantes também realizam duas degustações de cervejas produzidas na cidade durante a exposição.
A visita termina na loja do Museu da Cerveja e no Biergarten na beira do Rio Itajaí-Açú, com ambiente ao ar livre. Este espaço tem acesso externo ao empreendimento e pode ser visitado gratuitamente. Abre das 9h às 23h.
Mais informações em: www.instagram.com/museudacervejablumenau.
Sugestão de pauta