O Portal Misturebas foi até a cidade de Benedito Novo, onde várias famílias, comércios e lojas foram atingidas pelos alagamentos na segunda-feira (5). Com uma quantidade de chuvas enorme durante a madrugada, todos foram pegos de surpresa, o que levou muitos a perderem tudo.
No Centro da cidade, o Misturebas acompanhou o trabalho dos comerciantes na limpeza, que teve ajuda de cidades vizinhas, como Timbó. O prefeito Jorge Kruguer, juntamente com membros da sua equipe, ajudaram na limpeza.
“Aqui na minha loja sempre sou o último a ser atingido em maiores alagamentos, mas fico pelo menos um metro abaixo. Mas, essa vez foi diferente, alagou até mais a loja comparado com meu vizinho”, relatou o lojista ao Misturebas.
ALTO BENEDITO
Subimos até Alto Benedito, onde encontramos uma tristeza ainda maior. Casas foram arrastadas e lojistas tiveram suas lojas completamente embaixo d´água. Na rua Joinvile, uma casa foi arrastada, deixando um casal com seu filho desabrigados. Já na residência ao lado, a casa foi arrastada pro lado.
Na loja Armazém do Preço Loko, também em Alto Benedito, o estrago foi total. Bem como, o comerciante teve água até quase no teto, vindo a perder toda sua mercadoria. Isto é, o prejuízo estima-se em 70 mil reais. Só que, vale lembrar que a Matriz do Preço Loko, que fica na cidade de Rio dos Cedros, também foi atingida no dia 28 de Novembro pelos alagamentos no município.
RIBEIRÃO SÃO JOÃO
Seguindo viagem para o Ribeirão São João, encontramos uma devastação já nos primeiros quilômetros da rua Jorge Backer. É uma cena chocante!
Ao lado da estrada, você já podia observar o estrago. Em resumo, era árvores caídas, vários postes, eletrodomésticos e roupas espalhadas por todo lado. Sobretudo, a região ficou sem energia por várias horas.
LEIA TAMBÉM:
Conversamos com um morador, que informou que nunca viu algo parecido. A água já chegou a subir na rua, mas aqui na minha casa nunca chegou a entrar. Aliás, a janela da casa foi parar lá no vizinho. Minha máquina de roçar só não foi mais longe por que tenho essa cerquinha ao redor da casa, relatou.
“Foi tudo muito rápido, era umas duas horas da manhã, quando vi já estava com água até na canela, só deu tempo de pegar minha carteira, dinheiro, meu cachorro e socorrer o meu pai,” desabafou o morador.
Além disso, um trecho da estrada, quase chegou a ficar interditado, devido a uma parte ter deslizado com a forte correnteza que passou pelo local.
Uma casa simplesmente sumiu pelo Ribeirão São João. Na imagem abaixo podemos ver apenas uma parte do fundamento dela que sobrou, já o resto foi embora com a água.
Para acessar alguns locais, havia pontes, as quais já não existem mais. Veja na imagem abaixo:
“A família toda saiu rapidamente de casa, pois a água estava subindo muito rápido. Tiraram o gado e colocaram o carro em cima do moro, onde todos dormiram dentro,” relatou o irmão de uma moradora.
Visto que, ainda nesta quinta-feira (8), os moradores trabalham incansavelmente na limpeza de seus lares. Por fim, várias doações estão chegando, inclusive, campanhas de arrecadações para os atingidos.
Participe do grupo de doações e saiba como doar – clique aqui
Sugestão de pauta