Ações de autocuidado aos usuários que circularem pelo CEDAP também ocorrerão hoje.
A campanha ‘Dezembro Vermelho’ inicia nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, em Blumenau. A data marca o Dia Mundial de Combate à Aids.
Nesse ínterim, a equipe da CEDAP começou a receber seus usuários com um café de integração a partir das 9h.
A princípio, entre as ações do período estão: a divulgação e a entrega de kits para a prevenção ao HIV nos terminais da cidade. Também estão inclusas as ações de autocuidado, como massagem e relaxamento aos usuários que circularem pelo CEDAP.
De acordo com as informações, a coordenadora do CEDAP, Diana Flavia, alerta para a necessidade da população sexualmente ativa fazer o teste de HIV ao menos uma vez por ano.
“Além da transmissão por via sexual, pode haver risco de transmissão do HIV de mãe para filho, seja durante a gestação/parto ou amamentação. O diagnóstico precoce evita o adoecimento e o risco de transmissão, por isso, a necessidade de identificar a presença do vírus e iniciar o tratamento o quanto antes. A testagem pode ser feita no CEDAP ou nos Ambulatórios Gerais (AGFs) e unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município”, comenta.
• LEIA TAMBÉM: Homem é condenado pela morte da esposa após lhe transmitir HIV conscientemente em SC
Em síntese, de janeiro a novembro deste ano, 196 novos casos de infecção por HIV foram registrados, uma média de dezoito por mês. Os dados são da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus).
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
Desde outubro de 2020, o CEDAP oferece um tratamento chamado de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo vírus. De antemão, o objetivo é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.
Dessa forma, hoje em dia, cerca de 200 pessoas fazem uso da PrEP. O tratamento consiste no uso diário e contínuo de medicamentos antirretrovirais para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV.
Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
Primeiramente, a PEP é oferecida pelo CEDAP, que atende, em média, 10 pessoas por semana em Blumenau. A medida de prevenção de urgência deve ser realizada, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo, em até 72 horas, em situação de risco à infecção pelo HIV.
A profilaxia pós-exposição consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções e deve ser realizada por um período de 28 dias. A pessoa é acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após esse intervalo de tempo.
Programação
1/12: ‘Projeto te encontrei’: divulgação e entrega de kits de prevenção nos terminais. Café de integração para funcionários e pacientes, ações de autocuidado, como sessão de massagem e relaxamento.
3/12: Ação no Parque Ramiro Ruediger, com orientação e testagem rápida para HIV, Hepatite B e C e Sífilis no período matutino.
CEDAP
Antes de mais nada, o Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP) atende, atualmente, cerca de 4.500 pacientes (entre pessoas que vivem com HIV e hepatites virais, tuberculose e, também, hanseníase).
Em conclusão, a equipe do CEDAP está disponível para sanar dúvidas sobre as Profilaxias Pré e Pós (PREP – PEP) exposição e orientar a população com as demais informações sobre HIV-Sífilis – Hepatites Virais – Tuberculose e Hanseníase.
Por fim, informamos que o CEDAP fica na Rua Paraíba, 380, Centro, e a população pode entrar em contato, das 8h às 17h, pelos telefones: (47) 3381-7800 ou (47) 3381-7801.
Sugestão de pauta