Inverno europeu pode arrasar com os ucranianos, que estão sem eletricidade e aquecimento
Na terça (29), aconteceu uma reunião-geral da OTAN em Bucareste, na Romênia. O secretário-geral, Jens Stoltenberg, afirmou que a Rússia está bombardeando redes de eletricidade na Ucrânia para usar o rigoroso inverno como arma de guerra.
Sem eletricidade, os ucranianos ficam sem o básico para sobreviverem ao frio intenso, como a necessidade de aquecedores. A estratégia russa soa como uma atitude covarde para a OTAN, já que estão perdendo territórios na Ucrânia e batendo em retirada.
LEIA TAMBÉM:
“A Rússia, na verdade, está falhando no campo de batalha. Em resposta a isso, agora ataca alvos civis porque não pode ganhar território”, afirmou Stoltenberg.
O Kremlin, em Moscou, volta a negar que esteja atacando civis de propósito, mas não convence aos chefes de Estado europeus. O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, disse que os russos estão destruindo a infraestrutura com objetivo de “tentar congelar os ucranianos em submissão”.
Jens Stoltenberg finaliza dizendo que toda a Europa precisa se preparar para receber ainda mais refugiados da guerra. Em complemento, uma fonte ligada ao governo dos EUA afirma que Joe Biden fez uma reserva de até US$ 1,1 bilhão para ajudar a reparar toda a rede elétrica ucraniana.
Apesar da Ucrânia constantemente pedir para ingressar à OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte ainda se vê relutante. Eles afirmam estarem sempre de portas abertas para novos membros, mas com a Ucrânia a situação é mais complicada que o normal. Uma adesão ucraniana em meio a guerra poderia resultar em um conflito direto contra a Rússia, o que escalaria a guerra para níveis sem precedentes.
Sugestão de pauta
1 comentário
Pingback: Espanha sofre ataques de cartas-bomba; uma delas explodiu na Embaixada da Ucrânia – Jornal Estado