Confira as 34 cidades em alerta
Na manhã deste domingo (27), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de risco de deslizamento para 34 cidades do Estado, por conta das fortes chuvas e previsão da continuidade dos temporais.
Nesse sentido, as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Nordeste catarinense, são as mais afetadas. Conforme a quantidade de chuva das últimas 36 horas nessas localidades.
De acordo com a DC, é necessário que os moradores desses municípios, principalmente os que residem em áreas de desnível, fiquem atentos a possíveis inclinações de postes ou árvores.
Da mesma forma, devem ficar atentos ao movimento de rochas e terra ou ao aparecimento de qualquer rachadura na residência. Tal qual, são sinais que antecedem um desmoronamento.
Cidades Elencadas
As cidades em alerta são: Angelina, Araquari, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Benedito Novo, Blumenau, Bom Jardim da Serra, Brusque, Camboriú, Corupá, Florianópolis, Gaspar, Guaramirim e Ilhota.
Assim como, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joinville, Luiz Alves, Massaranduba, Orleans, Palhoça, Penha, Pomerode, Rancho Queimado, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro da Imperatriz,
Bem como, são também elencadas as cidade de Schroeder, São Bento do Sul, São João Batista, São Pedro de Alcântara, Tijucas, Timbó e Águas Mornas.
Segundo a DC, para os municípios de Schroeder e Bom Jardim da Serra o alerta de deslizamento é máximo. Assim como, espera-se os maiores acumulados de chuva entre a Grande Florianópolis, Vale e Litoral Norte.
De acordo com o órgão, a instabilidade no tempo ocorre por conta da circulação marítima. Desse modo, ela é intensificada pela presença de áreas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera. Por fim, o alerta é válido até as 23h59 de terça-feira (29).
Sugestão de pauta