Confira os mais importantes e que podem ajudar na escolha do método
O método de ensino individualizado ajuda a promover independência nos alunos, pois as atividades propostas demandam raciocínio crítico, criativo e reflexivo. O objetivo é melhorar o desempenho do estudante, dentro das características já apresentadas por ele. Neste cenário, os educadores atuam como mentores do aprendizado, respeitando o ritmo de cada aluno, que é inserido em um cenário de protagonista da própria aprendizagem.
“O aluno é estimulado a agir de forma autônoma e participar ativamente da construção do conhecimento. A metodologia contribui ainda para melhoria do desempenho escolar, pois conta com um professor à sua disposição para esclarecer dúvidas. Isso também contribui para aumentar o rendimento”, diz Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil e especialista em educação do Kumon.
Outro benefício é a diminuição de evasão escolar, pois a inclusão está diretamente relacionada ao índice de retenção de alunos. A desmotivação causada por um método de ensino cujo ritmo é inadequado para o aluno é um fator preponderante para o abandono das aulas. Confira outros pontos positivos do ensino individualizado:
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· Estimula a autonomia
O aluno tem sua autonomia valorizada e se sente protagonista sobre o próprio aprendizado. “Nesse momento, o professor contribui de muitas outras formas para o desenvolvimento e evolução do estudante, fazendo com que ele se sinta também mais valorizado e, assim, motivado”, comenta a pedagoga.
· Cria relações no ambiente escolar
Por estarem mais engajados, os alunos que estudam por meio de um método de ensino individual acabam se transformando em pessoas mais dispostas a ajudar e compreender as dificuldades dos colegas, muitas vezes participando ativamente deste processo.
Entre os métodos mais procurados pelas famílias, estão:
· Montessori – sua principal característica é o incentivo à autonomia da criança e o respeito por sua liberdade individual. O método ainda tem como pilares a autoeducação, participação, organização e responsabilidade.
· Waldorf – se destaca pelo incentivo não só a temas escolares, mas principalmente aos aspectos físicos, individuais, éticos e sociais. Para isso, ele utiliza atividades como tricô, jardinagem e meteorologia como instrumentos para a construção do conhecimento.
· Construtivista – está baseado na obra do psicólogo Jean Piaget. Ele diz que o conhecimento é construído por meio da interação entre o indivíduo e o ambiente. Assim, na educação, este método envolve bastante autonomia e a participação do professor como um orientador.
· Kumon – método de estudo japonês criado em 1954 pelo professor Toru Kumon. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a complexidade aumente gradualmente. Desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O Kumon oferece aulas de matemática, português, inglês e japonês, para crianças de todas as idades.
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