Competição foi encerrada neste domingo (20) em Rio do Sul
Foi encerrada neste domingo, 20, em Rio do Sul, a 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), com Itajaí subindo ao lugar mais alto do pódio, ou seja, comemorando o título de campeão geral da competição.
Este é o quarto título dos itajaienses na história, já que haviam vencido as edições de 2014, 2015 e 2017.
O município de Blumenau terminou a competição em segundo lugar com 183 pontos. Os principais resultados conquistados pela equipe blumenauense foram os títulos nas modalidades basquete masculino, basquete feminino, bolão 16 masculino, bolão 23 masculino e voleibol masculino.
São José ficou com o terceiro lugar com 164 pontos. Na sequencia vem Florianópolis, em quarto, com 129, Chapecó, em quinto, com 108, e Rio do Sul, em sexto lugar na classificação geral dos Jasc com 77 pontos.
Para chegar ao tão cobiçado troféu Itajaí somou 225 pontos, graças principalmente dos títulos, no masculino, da ginástica artística, jiu-jitsu, tênis, triatlon, e vôlei de praia, e os títulos do feminino na bocha, voleibol e xadrez. No último dia de competição, Itajaí foi campeão no voleibol e xadrez, ambos no feminino.
A vice-prefeita de Rio do Sul, Carla Bastos Miguel, disse que foi um privilégio sediar os Jasc. “Na competição vimos jogos emocionantes e contagiantes e muita superação em quadra e vimos que o esporte é transformador. Com o esporte pudemos dividir os mesmos sonhos. Muito obrigado a todos”, destacou.
De acordo com Everton Veiga, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) de Itajaí, a conquista dos Jasc foi o resultado de um trabalho intenso realizado desde o ano passado pela fundação.
LEIA TAMBÉM:
“Estamos felizes com essa conquista. Ano passado ficamos em quarto lugar. Mexemos algumas peças no nosso time e conseguimos fazer uma mescla com nossos atletas de base. Depois veio o comprometimento dos atletas, aliado ao investimento que fizemos no grupo. A junção de tudo isso desencadeou no nosso título”.
O coordenador geral dos Jasc, Juliano Vaz, fez um balanço da competição e disse que a Fesporte está feliz pelo resultado dos Jogos, pois foi a edição com maior número de atletas dos últimos anos.
“Essa edição em Rio do Sul se destacou também pela qualidade técnica. Muitos campeões mundiais, atletas olímpicos participaram dos Jasc e permitiu, assim como a grande participação, que fosse umas das edições de maior índice técnico dos últimos 10 anos”, destacou Vaz, que elogiou o comprometimento do município de Rio do Sul em fazer uma grande competição em parceria com a Fesporte.
A etapa estadual dos Jasc em de Rio do Sul teve início dia 10 de novembro com a participação de 6.500 atletas de 115 municípios disputando 46 troféus. A competição foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Rio do Sul.
Confira todos os campeões por modalidade:
- Atletismo masculino: São José;
- Atletismo feminino: São José;
- Basquete masculino: Blumenau;
- Basquete feminino: Blumenau;
- Ciclismo masculino: Rio do Sul;
- Ciclismo feminino: Rio do Sul;
- Bocha masculino: Caçador;
- Bocha feminino: Itajaí;
- Bolão 16 masculino: Blumenau;
- Bolão 16 feminino: Florianópolis;
- Bolão 23 masculino: Blumenau;
- Bolão 23 feminino: Rio do Sul;
- Futebol feminino: Caçador;
- Futsal masculino: Jaraguá do Sul;
- Futsal feminino: Lages;
- Ginástica artística masculino: Itajaí;
- Ginástica artística feminino: Florianópolis;
- Ginástica rítmica: Florianópolis;
- Handebol masculino: São José;
- Handebol feminino: Concórdia;
- Jiu-jitsu masculino: Itajaí;
- Jiu-jitsu feminino: São José;
- Judô masculino: São José;
- Judô feminino: São José;
- Natação masculino: Itajaí;
- Natação feminino: Joinville;
- Punhobol: Florianópolis;
- Remo masculino: Florianópolis;
- Remo feminino: Florianópolis;
- Taekwondo masculino: São José;
- Taekwondo feminino: São José;
- Tênis masculino: Itajaí;
- Tênis de mesa masculino: Chapecó;
- Tênis de mesa feminino: Chapecó;
- Tiro ao Prato: Tubarão;
- Tiro armas curtas: Chapecó;
- Tiro armas longas: Timbó;
- Triatlon masculino: Itajaí;
- Triatlon feminino: São José;
- Karatê masculino: Tubarão;
- Karatê feminino: Tubarão;
- Vôlei de praia masculino: Itajaí;
- Vôlei de praia feminino: São José;
- Voleibol masculino: Blumenau;
- Voleibol feminino: Itajaí;
- Xadrez masculino: Joaçaba;
- Xadrez feminino: Itajaí.
Sugestão de pauta