Em Santa Catarina em 2022 foram registrados 82.944 casos confirmados da doença e 90 óbitos
A Lei 12.235/2010 instituída pelo Governo Federal em 19 de maio de 2010, estabeleceu o penúltimo sábado do mês de novembro como Dia Nacional de Combate a Dengue. O objetivo principal é mobilizar iniciativas do Poder Público. Bem como, a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença. Ou seja, por meio de campanhas educativas e de comunicação social.
Em Santa Catarina em 2022 o enfrentamento a dengue representou um grande desafio. Até o momento foram registrados 82.944 casos confirmados da doença e 90 óbitos.
A transmissão ocorreu em 144 municípios, sendo que 76 atingiram o nível de epidemia. Em relação à vigilância do Aedes aegypti foram identificados 57.756 focos em 232 municípios. No entanto, desses, 133 foram considerados infestados pelo mosquito, contribuindo dessa forma para a manutenção e ampliação da transmissão da dengue no Estado.
Considerando a época do ano, a qual favorece a proliferação e disseminação do vetor, é sempre importante lembrar da importância de mobilizar e sensibilizar a sociedade. Dessa forma intensificando as medidas de prevenção e controle ao longo do mês de novembro.
LEIA TAMBÉM:
O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, isto é, geralmente de novembro a maio.
Sugestão de pauta