O sinistro durou aproximadamente seis horas.
Na manhã desta terça-feira (8), por volta das 05h42, o Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de incêndio em um galpão da empresa Mix Fios, em Gaspar. O fato aconteceu na rua José de Souza e Silva, no bairro Bateias.
Posteriormente, já no local, os bombeiros observaram que o galpão havia aproximadamente 740 m² , com uma carga contendo cerca de nove toneladas de algodão. Felizmente não haviam vítimas.
Primeiramente, foi feito o corte de energia na central elétrica da edificação e isolado o local. Logo depois, foi montada duas linhas para combate ofensivo no portão do galpão, que encontrava-se aberto no momento da chegada da guarnição.
Depois, iria ser montada uma linha para combate defensivo utilizando a reserva de incêndio da edificação vizinha.
Houve o colapso do telhado da edificação logo após a chegada das guarnições na cena. Após aproximadamente duas horas de operação, o incêndio foi controlado e iniciou-se a fase de rescaldo.
Empresas privadas da região disponibilizaram três caminhões pipa e uma retroescavadeira. Por volta das 08h00, a Guarnição de Serviço do dia seguinte chegou no quartel de Gaspar e deslocou para o incêndio.
O Oficial de Dia do 3ºBBM deslocou para o incêndio com apoio logístico para a ocorrência. Foi acionado também uma viatura de Brusque com sistema compressor de ar no reboque para encher cilindros de ar respirável para o combate.
Em conclusão, com o avanço do combate, foi utilizada a retroescavadeira para acesso na parede lateral do galpão. Sendo assim, foi removido fardos de algodão para progredir na extinção das chamas.
Por fim, com esta estratégia, após aproximadamente 6 horas de operação, o incêndio foi finalizado, utilizando aproximadamente 50.000 Litros de água.
LEIA TAMBÉM: Armazenamento de madeira fica destruído após incêndio em Gaspar
Com segurança, obteve-se acesso ao rack que abrigava o HD com as imagens das câmeras de segurança internas da edificação. As imagens foram entregues aos responsáveis da empresa para uma tentativa de recuperação.
O local foi isolado e os responsáveis pela edificação foi orientado sobre os procedimentos de investigação de incêndio que serão realizados pelo CBMSC.
Enfim, os entulhos e os resíduos do local terão sua devida destinação por meio de serviço especializado contratado pela empresa. As guarnições foram desmobilizadas e retornaram aos quartéis em segurança.
Sugestão de pauta