Rússia e Coréia do Norte são aliados de longa data, mas nova suspeita alimenta a tensão da guerra
Enquanto a OTAN fornece todo tipo de equipamento necessário para a Ucrânia se defender dos russos, é provável que a Rússia também esteja recebendo ajuda externa. É o que sugere um documento público, fornecido pelos EUA, onde eles acusam diretamente a Coréia do Norte de estar vendendo equipamentos de artilharia e munições para o aliado russo.
Segundo a inteligência norte-americana, os norte-coreanos estão disfarçando suas entregas como produtos destinados ao Oriente Médio ou ao norte da África. O coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, detalha a acusação:
“Em setembro, a República Popular Democrática da Coréia (RPDC) negou publicamente que pretendia fornecer munição à Rússia. No entanto, nossas informações indicam que a RPDC está secretamente fornecendo à guerra da Rússia na Ucrânia um número significativo de projéteis de artilharia, enquanto ofusca o destino real dos carregamentos de armas ao tentar fazer parecer que estão sendo enviados para os países do Oriente Médio, Leste ou norte da África”
LEIA TAMBÉM:
Apesar de não apresentarem quaisquer evidências para sustentar a acusação, a inteligência dos EUA insiste na afirmação. Segundo eles, a Rússia está sofrendo uma falta de equipamentos de artilharia após estes oito meses de guerra direta.
A acusação insere, indiretamente, a Coréia do Norte no círculo de conflito entre Rússia e Ucrânia. A guerra já se estende desde o começo de 2022 e tomou proporção global, apesar de diálogos e negociações.
Sugestão de pauta