Presidente norte-americano reafirma o medo de uma escalada nuclear na guerra entre Rússia e Ucrânia
Nesta semana, a Rússia acusou a Ucrânia de estar produzindo uma “bomba suja” com materiais radiológicos, com a intenção de culpá-los posteriormente e escalar a guerra. Em resposta, o presidente norte-americano Joe Biden afirma que acredita que isso seja uma falsa acusação do Kremlin, somente para usar de desculpa para o uso de armas nucleares táticas em território ucraniano.
Não apenas Biden, mas o resto dos países ocidentais também acreditam que a Rússia seria capaz de usar a tal “bomba suja”, culpar a Ucrânia e responder de forma ainda mais grave.
LEIA TAMBÉM:
Em entrevista à imprensa internacional, Biden reafirma o medo de uma possível escalada nuclear na guerra do leste europeu:
“Não estou garantindo que seja uma operação de ‘bandeira falsa’, não sabemos. A Rússia estaria cometendo um erro terrivelmente grave se usasse uma arma nuclear tática”
Armas nucleares de cunho tático tem capacidade de destruir ‘apenas’ uma cidade, em efeito comparado às bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. No entanto, o uso desta já provocaria uma resposta grave do resto do mundo, causando um conflito global generalizado.
A guerra entre Rússia e Ucrânia se encontra ainda em total atividade, com drones russos destruindo cidades, e principalmente a capital, Kiev. Os ucranianos seguem recebendo armamentos através da OTAN, fortalecendo a resistência contra os russos.
Sugestão de pauta