Promovida pela Amve competição teve como sedes os municípios de Ascurra e Doutor Pedrinho
Nos dias 15, 22 e 23 de outubro a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), realizou o 1º Circuito Vale Europeu de Futsal.
O evento reuniu centenas de atletas nos naipes feminino e masculino das categoria sub-15 e Sub-17.
Em Doutor Pedrinho, no dia 15 de outubro foram disputados os jogos da categoria Sub-17. Já em Ascurra, nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), aconteceram as disputas válidas pela categoria Sub-15.
A competição foi realizada baseada em ideais como respeito, disciplina e lealdade, palavras estas que resumem valores do esporte.
O Circuito Vale Europeu de Futsal contou com a participação de jogadores amadores dos municípios de Ascurra, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Em resumo foram mais de 200 atletas, 23 equipes, nove municípios, 252 gols marcados e 48 jogos programados.
Este evento foi a primeira competição de futsal promovida pela Amve. O objetivo é promover a integração do esporte em âmbito regional e o reconhecimento de atletas e técnicos municipais.
“O Circuito de Futsal é o primeiro passo para incentivar o esporte de base na região”, reforça o presidente do Colegiado de Esporte da Amve, Ricardo Echelmeier, secretário do Esporte de Blumenau.
“Acreditamos no esporte e no aprendizado decorrente dele para o exercício da cidadania de nossos jovens. Por isso, o esporte está no radar da Amve e estamos atuando para o aprimorando dessa política pública, cujos resultados são fortemente sentidos na saúde e na educação de nossos municípios”, afirma o presidente da Amve, Arão Josino, prefeito de Ascurra.
O evento foi uma realização da Amve, em parceria com o Colegiado de Dirigentes Municipais de Esporte da entidade e prefeituras de Ascurra e Doutor Pedrinho, com o apoio dos municípios do Vale Europeu.
LEIA TAMBÉM:
Os campeões
Na categoria sub-15 feminino, Blumenau foi o campeão. Gaspar ficou com o vice-campeonato, e Ascurra, na terceira colocação. A goleira com menos gols sofridos foi a blumenauense Erika Cristina Lopes, e a artilheira foi Isabela de Pieri Oliveira, também de Blumenau.
No masculino sub-15, Ascurra ficou com o título de campeão. Em segundo lugar ficou Rodeio e, na terceira posição, Rio dos Cedros. Cauã Aguilera, de Ascurra, recebeu o troféu de goleiro menos vazado, e a medalha de artilheiro ficou com o atleta Hendrick Pereira, de Rio dos Cedros.
Na categoria sub-17, Blumenau sagrou-se campeão, tanto no masculino, quanto no feminino. Doutor Pedrinho ficou com o segundo lugar nos dois naipes. Já Indaial foi terceiro lugar no feminino, e Rodeio, no masculino. O troféu de artilheira ficou com Maraline Sartor e de artilheiro com Leonardo Henrique Bressanini de Oliveira, ambos de Blumenau.
Blumenau teve também a defesa menos vazada da competição na categoria Sub-17, com a goleira Livia Amaral Rocha e o goleiro Gabriel Caribé Martins.
Premiação
Os campeões do sub-15 e sub-17, feminino e masculino, receberam troféus e medalhas. Além disso, o artilheiro e o goleiro menos vazado da competição, em ambas categorias e naipes, também foram premiados com um troféu.
Equipes classificadas em segundo e terceiro lugar foram chamadas ao pódio e todos os atletas receberam medalhas.
A reportagem do Portal Misturebas acompanhou as disputas da categoria Sub-15, na manhã de domingo, 23, no Parque Per Tutti, em Ascurra. Na oportunidade entrevistamos o Prefeito de Ascurra e Presidente da Amve, Arão Josino. Acompanhe abaixo a entrevista completa:
Sugestão de pauta