Cidade do litoral norte de Santa Catarina, de forte apelo sustentável, é escolhida para ser sede de mais uma filial de gigante chinesa fabricante de carros elétricos
A venda de veículos elétricos no Brasil atingiu um novo patamar em 2022. Os sete primeiros meses do ano já registraram mais de 20 mil unidades vendidas, um salto de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico. A ABVE ainda registrou outro número expressivo: já são mais de 100 mil veículos elétricos emplacados rodando Brasil afora. O número inclui os elétricos híbridos, híbridos plug-in e elétricos à bateria. O avanço nos pontos de venda, a adesão do público a um modal mais sustentável e a abertura de novos pontos de recarga são atrativos para uma adoção cada vez maior dos carros elétricos.
Segundo Adalberto Maluf, presidente da ABVE e diretor de marketing, sustentabilidade e novos negócios da BYD Brasil, fabricante chinesa de carros e caminhões elétricos, o que falta para um salto quantitativo no número de elétricos, indo de encontro ao potencial do mercado nacional, seria “[uma] política nacional de eletromobilidade, ou seja, de políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais, para incentivar a transição do veículo à combustão para o veículo elétrico”.
Enquanto isso, algumas empresas já passaram a enxergar oportunidades nessa fatia de mercado. Embora sejam gigantes do petróleo, Shell e Petrobras já estudam a instalação de eletropostos pelo território nacional, em um total de 105 pontos de abastecimento até o final de 2023. Santa Catarina, por exemplo, é um estado onde a instalação de pontos de abastecimento está bastante avançada, percorrendo 300 km de seu litoral, e segue inaugurando mais. Um exemplo é a cidade de Itajaí, que inaugurou pontos em sua Marina e na rede de hotéis Hotel 10.
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Esta mesma cidade do litoral norte santa-catarinense viu recentemente a abertura de uma nova concessionária da marca BYD, principal corrente da marca Tesla, esta pertencente ao bilionário Elon Musk. A marca está em franca expansão, e projeta a abertura de mais lojas em Joinville, Blumenau e Chapecó. Uma outra unidade já existia em São José, município da Grande Florianópolis. A filial de Itajaí conta com ponto de recarga, além da venda de equipamentos para geração de energia limpa, como painéis fotovoltaicos e unidades de armazenamento de energia.
A sigla da marca chinesa significa Build Your Dreams, ou “Construa seus Sonhos”, e, desde 1995, atua na fabricação de carros, ônibus, caminhões elétricos e baterias recarregáveis. A marca hoje é líder mundial no segmento dos elétricos, superando sua concorrente direta em mais de 90 mil unidades vendidas. Seu produto em destaque é o SUV médio Song Plus, um híbrido plug-in. A marca conta ainda com o modelo Tan EV, único SUV 100% elétrico de 7 lugares no país, dono de um motor de 517 cavalos de potência combinada e tração integral, além do D1, também 100% elétrico.
Os carros da marca são vendidos pelo preço que varia entre R$ 260 mil e R$ 520 mil, e rivalizam com Toyotas, Mercedes EQC e Porsches Cayennes. Embora o preço esteja fora da realidade de boa parte da população brasileira, os elétricos seguem fazendo sucesso e prometendo uma revolução no mercado automobilístico. Talvez, seja uma questão de tempo até que um SUV seminovo do modal elétrico esteja disponível para uma parcela maior da população.
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