Conforme o Inmet, há previsão de chuva de até 100 milímetros com ventos intensos e queda de granizo
Um alerta de tempestade foi publicado na quarta-feira, 5, pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e pela Defesa Civil Estadual. Segundo a publicação o fenômeno atingiria cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul.
O aviso, de cor vermelha que significa grande perigo, teria inicio na madrugada desta quinta-feira (6) e a princípio iria até às 11h. No Estado de SC ao menos 112 municípios do Extremo-Oeste e Oeste Catarinense correm o risco de ser atingidos pelo evento climático.
Conforme o Inmet, há previsão de chuva de até 100 milímetros com ventos intensos, acima de 100 km/h, e queda de granizo. Pode ocorrer ainda corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
No decorrer da manhã e da tarde desta quinta-feira a instabilidade deve se estender, a partir do Oeste, para as demais regiões de Santa Catarina.
As temperaturas mínimas ficam em torno dos 16 a 19 °C. À tarde, as máximas variam entre 21 °C e 26 °C no Grande Oeste.
Para evitar a ocorrência de tragédia durante a chuva, a meteorologia elaborou algumas dicas, tais como: não se abrigar debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
LEIA TAMBÉM:
Na sexta-feira (7) tempo muda novamente
O sistema de baixa pressão se afasta para o mar, na altura do Litoral do Rio Grande do Sul, onde dá origem a um ciclone extratropical na sexta-feira (7). As condições de chuva se mantém, mas diminui a intensidade e conta com algumas trovoadas.
No amanhecer, segundo a Defesa Civil, as temperaturas mínimas variam entre 9 °C e 13 °C na maior parte do estado. À tarde, as máximas variam entre 15 °C e 21 °C.
Sugestão de pauta