Confira o perfil dos quatro representantes do município nas Eleições 2022
Fechando a série de reportagens intitulada “Candidatos do Vale” apresentamos nesta sexta e última edição os quatro candidatos de Indaial nas eleições 2022, postulantes aos cargos de Deputado Estadual e Federal.
Nosso objetivo foi prestar um serviço a democracia e a cidadania e ressaltar aos eleitores das cidades do Vale do Itajaí com menos de 100 mil habitantes a importância da representatividade política tanto na esfera estadual quanto federal, no atendimento aos seus anseios e demandas. Esperamos, com nossa iniciativa, ter contribuído de forma significativa para que todos tenham conhecido um pouco mais dos nossos representantes nesse verdadeiro Raio-X dos candidatos.
Após um breve histórico do município, confira o perfil pessoal, profissional e político de cada um deles.
Indaial
Pela Lei Provincial n.º 1.116, de 04 de setembro de 1886, Indaial se tornou um distrito de Blumenau. O território do distrito iniciava em Indaial e terminava em Rio do Sul. Antigamente os distritos tinham grandes extensões territoriais.
Indaial foi distrito de Blumenau até o ano de 1934. Neste ano, Indaial foi emancipado e tornou-se município. A data de aniversário da cidade é 21 de março.
O Município de Indaial tem uma área territorial de 430,539 quilômetros quadrados. Conforme dados do IBGE, a população estimada (2020) é de 70.900 pessoas e cerca de 46 mil eleitores.
Candidatos
Anderson Luz dos Santos (PROGRESSISTAS) – Candidato a Deputado Federal
Anderson Luz dos Santos, o Batata, como é conhecido, é filho de Jorge Luiz dos Santos (Jorginho) e Marilse Gonçalves da Luz. Casado com Geórgea Gabriela Bertoldi dos Santos e pai de dois filhos: Heitor, de 8 anos, e Helen, de 3.
O apelido foi recebido devido a sua aparência física – baixinho e gordinho. Usou o buyling a seu favor, transformando-o em ferramenta de marketing.
Amante dos esportes foi jogador de basquete e futebol (de campo e salão). Foi eleito o melhor goleiro do Torneio de Verão de Indaial, em 1997.
Aos 17 anos iniciava a Faculdade de Direito na Furb.Além disso Batata é servidor concursado do Poder Judiciário Catarinense. É professor de história e pós-graduada em Patrimônio e cultura, além de ser escritor – seu livro “Indayal da Colonização a Emancipação” trata sobre a colonização do município e as dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores.
Tem atuação destacada em diversos Clubes de Caça e Tiro e várias outras entidades e instituições.
Batata sempre foi incentivado a gostar e a praticar a política do bem e do social acima de tudo. Na infância distribuiu santinhos depois da aula e anos depois foi eleito o vereador mais jovem de Indaial, aos 21 anos. Comprometido, a vida política do legislador indaialense é pautada por projetos que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e dar transparência aos investimentos públicos.
Desde criança, com 6 ou 7 anos, sempre participou ativamente da vida política. Na época tinha dois tios envolvidos. São eles: Silvio Gonçalves da Luz (quatro vezes vereador e duas vice-prefeito); Sérgio Almir dos Santos – Serginho (três vezes vereador e duas prefeito).
“Sempre participava dos comícios e entregava santinhos pelas ruas depois da aula. Mas minha filiação partidária veio por influência de minha madrinha na Política, e querida amiga, Ângela Amin. Em 1996 ela abonou minha filiação ao PP e desde então nunca mudei de partido. Tenho consciência que política é coisa séria. A história mostra isso. Uma das razões pelas quais o ser humano dominou o planeta foi a percepção de que a força do grupo é maior que a individual. Da convivência grupal surgiu a necessidade da administração dos bens comuns. Para o exercício de sua coordenação não se escolheu uma determinada pessoa, mas um determinado perfil – o líder ou político. Assim, no contexto que a política está inserida atualmente, o verdadeiro líder, o político sério, busca construir uma vida melhor e fazer o bem para os seus semelhantes e a sua cidade. É nisso que acredito e, mesmo que muitos não gostem, tudo em nossas vidas têm relação com a política”.
Além de ser o vereador mais jovem da história da cidade, em 2000 Batata também foi o candidato mais votado do partido, com 774 votos. Através de pesquisas de opinião pública – realizadas por várias empresas na cidade de Indaial – ele foi escolhido o vereador mais atuante dos anos de 2001, 2002 e 2004 e político destaque dos anos 2001 e 2003.
Em 2004, numa eleição histórica (decidida por apenas um voto) foi candidato a vice-prefeito com Luiz Polidoro, obtendo a expressiva votação de 8.736 votos.
Em 2008 foi novamente eleito vereador pelo PP, com 1.194 votos, e reeleito em 2012, com 1.193 votos. Em 2016 foi candidato a prefeito da cidade tendo recebido 5.557 votos de confiança.
Em 2018 Batata foi candidato a Deputado Federal, obtendo a expressiva votação de 11.581 votos. Em 2020 com 713 votos recebidos foi eleito novamente vereador em Indaial.
O candidato ressalta que a vida política é repleta de desafios e dificuldades. “Isso é uma tarefa difícil, mas o tempo nos torna mais maduros e responsáveis. O segredo é ter paciência para ouvir todas as partes e depois saber argumentar expondo suas ideias e apresentando propostas. Mas nada disso funciona se você tiver a política como profissão. A política faz parte de nossas vidas e os cidadãos de bem, que querem o melhoramento da sociedade, devem participar da política como ato de cidadania. Você deve manter seu emprego, sua vida cotidiana e seu contato comunitário, até porque é isso que nos elege. Se você largar tudo e virar político profissional, estará fadado a fazer tudo para permanecer no poder, deixando suas virtudes de lado para priorizar o jogo político sorrateiro da politicagem, repleta de mentiras, favorecimentos e corrupção”.
Em sua opinião alguns pontos são fundamentais para facilitar a transparência e o melhor entendimento dos políticos alguns pontos fundamentais:
- Reforma Política – com o fim da reeleição para cargos executivos, com mandatos de 5 anos e eleições únicas para todos os cargos e o financiamento privado de campanha, com contribuições de pessoa física, sem doações de empresas e do Poder Público;
- Reforma Tributária – com redução e redistribuição dos impostos federais, pois não é justo que aos municípios, onde tudo acontece efetivamente, fiquem apenas 22% de tudo o que é arrecadado (a União abocanha 53%). Sem contar que os municípios já investem do total arrecadado 25% em Educação e 15% em Saúde. A justa divisão seria 40% ao Município, 30% ao Estado e 30% à União. Assim, quanto mais chegar ao Município, mais será investido em tais serviços. Além, claro, de ser um ambiente mais fácil de fiscalizar (vereadores, conselhos comunitários, entidades de classe e TCE) e de cobrar melhorias;
- Reforma dos Códigos Penal e Processo Penal: deixando a justiça mais célere e acessível;
- Mudança radical e urgente na Lei de Licitações, para inibir a corrupção e diminuir a burocracia;
- Mudar o sistema de escolha para o STF, com prazo máximo de 10 anos para seus membros e todos devem ser de carreira. 6) Acabar com os privilégios dos políticos, do mesmo modo que Batata tem feito de forma voluntária em seu gabinete, na Câmara de Vereadores de Indaial.
Declarações exclusivas ao Portal Misturebas
“Sou indaialense e tenho muita fé em Deus, o Grande Arquiteto do Universo, e tenho Jesus como modelo e guia de moral. Acho que a religiosidade é fundamental para sermos pessoas de bem e virtuosas. Como formado em Direito e História e especialista em Gestão Pública, defendo a qualidade de vida em primeiro lugar e ela deve fazer-se presente em todos os segmentos que sustentam a vida em sociedade: no social (melhor qualidade de vida para todos), na economia (equilíbrio e bom senso), na consciência ecológica (preservar a vida e a natureza), na cultura (respeito às diferenças), na política (autonomia e participação), na questão ambiental (equilíbrio de ecossistemas) e na sustentabilidade espacial (equilíbrio entre o rural e o urbano, das migrações e manejo sustentado da terra e das florestas) e na moral religiosa (amor e respeito acima de tudo)”.
“A Ficha Limpa foi o primeiro passo de uma longa jornada. Precisamos reformar a política como um todo. E vou além, lembrando que não é objetivo deste depoimento atacar quem quer que seja, por manifestar opinião contrária à que vou expor. Mas há questões que devem ser tratadas com cuidado para não se tornarem elementos de confusão. A crítica franca, aberta e racional, própria dos postulados democráticos, deve ser praticada, fraternalmente claro, sob pena de emergirmos de novo nas trevas medievais. Onde não houver questionamento e crítica, onde não houver debate transparente, certamente haverá dominação, ignorância, apatia e graves entraves à autonomia da razão humana e ao desenvolvimento da humanidade. Tudo sempre com respeito às pessoas e às instituições, e que nosso instrumento de mudança seja o voto e o debate, jamais a violência”.
Tomio (PT) – Candidato a Deputado Estadual
Olimpio Tomio, foi prefeito de Indaial por dois mandatos – 2001/2004 e 2004/2008. Tem 61 anos, é professor aposentado, casado com a e ex-vereadora e professora Aurora Coelho.
Viveu sua infância na localidade de Salão, Interior de Apiúna, na época distrito de Indaial. Reside há 42 anos no Bairro Rio Morto, em Indaial.
Começou cedo ajudando seus pais na agricultura. Trabalhou na indústria têxtil e depois como professor atuou nas escolas de Indaial.
Foi servidor efetivo da FURB onde cursou Letras, Português, Inglês e Espanhol na UNIVALI. Foi membro da associação dos servidores da FURB e do Centro Acadêmico de Letras.
Sua trajetória política surge com a participação efetiva em movimentos sociais e nas pastorais da Igreja católica, nos quais continua bastante atuante.
Em 1994 ajudou na reestruturação do Partido dos trabalhadores em Indaial, atuando como presidente. Como prefeito deu início ao Saneamento básico através da gestão compartilhada com a Casan.
Efetivou a Participação Popular através do Orçamento Participativo, implantou o Congresso da Cidade e criou o projeto “Indaial Melhor” contendo diversas obras e ações, tendo como prioridade programas de inclusão social.
Tomio foi destaque no município com a ampliação e estruturação de todos os postos de saúde, construção de novas unidades, bem como a implantação de Equipes de Estratégia da Saúde da família as quais trabalharam a prevenção. Em seu governo fez novas escolas, ampliou e melhorou todas as unidades de ensino, e implantou 16 unidades de Educação Infantil. Além disso valorizou todos os servidores Públicos através de melhores salários e condições de trabalho. Fez um mandato com transparência e participação da comunidade.
Atuou como presidente do Consórcio CIMVI e da associação dos municípios do médio vale do Itajaí – AMVE em 2008. Em 2010 concorreu como candidato a Deputado Estadual recebendo 12.568 votos.
Em 2012 como candidato a Prefeito de Indaial obtendo quase 11 mil votos. Atuou como Assessor do Deputado Federal Decio Lima e da Deputada Ana Paula Lima.
Propostas
- Fará um mandato participativo, modelo que deu certo como prefeito em Indaial SC. Vai criar canais de comunicação com a população em todos os municípios, promoverá debates junto às associações dos municípios para ouvir e elencar as prioridades de cada região e inclusão no orçamento do Estado e junto ao Governo Federal;
- Debater e defender o SUS para que o Governo Estadual tenha estruturas públicas de saúde de média e alta complexidade em todas as regiões;
- Propor projetos de valorização dos servidores públicos em todos os setores;
- Propor o orçamento regionalizado para que sejam elencadas com cada região as prioridades com a participação da população;
- Propor e apoiar projetos da agricultura familiar que contribuam no combate a fome e melhoria da renda dos agricultores com ênfase na produção orgânica e alternativa para o consumo de alimentos saudáveis;
- Apoiar projetos que valorizem a diversidade cultural regional com enfoque no esporte cultura e lazer;
- Incentivar projetos na área do primeiro Emprego capacitação e Inovação tecnológica;
- Cobrar urgência na Recuperação e manutenção das rodovias estaduais e federais no Estado.
Declaração exclusiva ao Portal Misturebas
“Decidi ser candidato ao Cargo de Deputado Estadual porque já tenho experiência como prefeito de Indaial por oito anos e poderei como Deputado fazer novamente um mandato participativo, onde as pessoas e as entidades sejam ouvidas nas suas prioridades e anseios e por mim defendidas na Assembleia Legislativa de SC”.
Diego Pandini (PROGRESSISTAS) – Candidato a Deputado Estadual
Diego Pandini, mais conhecido como Diabo Loiro é natural de Indaial, onde mora e atualmente está em seu segundo mandato como vereador.
Profissionalmente se define como mecânico de motos. Desde a primeira eleição se dedica exclusivamente a vereança, mas tem hobbies bem conhecidos, como a produção artesanal de cerveja e o motociclismo (faz parte do Moto Clube Abutres), o tiro esportivo, o bom e velho rock n’ roll, e claro, o flashback.
Em resumo: Diego Pandino é uma figura pública e marcante que entrou na história por seu “jeitão” intrigante e ao mesmo tempo tão popular. ‘Sou o que sou e não vou mudar”, afirma Pandini.
Em 2016 ingressou na política, quando concorreu pela primeira vez a cargo eletivo, sendo eleito vereador pelo PROGRESSISTAS com 763 votos. Já em 2020 concorreu à reeleição e recebeu 1.071 votos, sendo o terceiro mais votado entre os vereadores da atual legislatura.
Sempre com posicionamento contundente, coleciona várias atuações polêmicas em sua trajetória pública. É bastante ativo quando se trata da apresentação de projetos legislativos e propostas de emendas a projetos encaminhados pelo executivo.
Também não deixa dúvidas quanto a sua atuação na fiscalização do executivo e uma interação muito grande com a população.
Em relação a indicações e requerimentos, Pandini já coleciona milhares nestes quase seis anos de atuação legislativa.
Bolsonarista autodeclarado, é muito firme e contundente no posicionamento alinhado neste sentido.
Dentre projetos de lei apresentados, os três que o vereador destaca como mais importantes, e que atualmente são leis, estão o que dispõe sobre o planejamento e o treinamento para evacuações emergenciais nas escolas da rede de ensino pública e privada do Município de lndaial, a Lei que proíbe o ingresso de representantes de agências de modelos e/ou atores nos ambientes de escolas públicas, e a mais recente delas que determina a justaposição da foto do veículo infrator na notificação de infração de trânsito captada por câmera de videomonitoramento no município de Indaial. “Se for citar todos os projetos e emendas, vai faltar espaço aqui”, ironiza o candidato.
Sobre a decisão de concorrer a Deputado Estadual, Pandini destaca que se deslocou a Florianópolis para participar das convenções estaduais do PROGRESSISTAS, onde os filiados tem a obrigação de votar nas decisões partidárias como convencional.
Foi lá que soube que um colega que seria candidato a deputado estadual pela microrregião do Vale do Itajaí havia desistido, e para não deixar esta vaga em aberto vários companheiros de partido insistiram para que ele colocasse seu nome à disposição durante a convenção.
“Não tinha a mínima intenção de ir, mas política tem dessas coisas e minha vida tem sempre essas surpresas em cima do laço. Deixei claro que estava colocando o nome a disposição do partido, mas ainda iria decidir pra frente se realmente iria concorrer, pois primeiro queria consultar minha base, que são os eleitores que sempre me acompanham e interagem em minhas redes sociais”.
Após fazer uma enquete e a maioria absoluta dos que responderam o aconselharem a aproveitar a oportunidade e encarar mais esse desafio, Pandini compreendeu que deveria aceitar, pois é uma oportunidade de fazer mais pela população, já que como vereador é muito isolado pelo executivo atualmente por politicagem.
Então, mesmo que o partido já tivesse encaminhado seu registro ele ainda teria que tomar a decisão. Baseado em tudo que os seus eleitores declararam na interação da enquete é que decidiu que deveria sim encarar o desafio, na cara e na coragem, pois o maior apoio que precisava era o da população e o seu compromisso é fazer sempre mais pelo povo.
Declarações exclusivas ao Portal Misturebas
“Se conseguir alcançar uma cadeira na ALESC, podem ter certeza que continuarei meu foco na fiscalização do executivo como sempre tenho feito até hoje. Além de direcionar a maior parte das emendas impositivas aos pequenos municípios da nossa microrregião, saúde, educação e pavimentação de estradas rurais, como a ligação Polaquia/Encano a Blumenau, por exemplo. Mas vamos legislar com foco em representar os pequenos municípios, representar os irmãos e irmãs motociclistas, entregadores e entregadoras de duas rodas, que carecem de força política em sua defesa. Fico agoniado que como vereador não consigo legislar mais nesse enfoque. Como deputado a pressão é sempre mais pra cima e pode ter certeza, já fui e sempre partirei pra cima com tudo”.
“Obviamente que continuarei atuando na defesa das culturas tradicionais do estado, como as sociedades esportivas e culturais, clubes de caça e tiro, CACs, grupos folclóricos, CTGs e as festas populares, da cultura rock n’ roll clássica e o passinho. Ah, o tradicional passinho não vai ficar de fora. Atuarei principalmente na defesa da crença cristã, da família e da liberdade de expressão. Quem me conhece sabe que disso não abro mão”.
Flávio Molinari (PSDB) – Candidato a Deputado Federal
Natural do Rio Grande do Sul, Flávio Molinari cresceu e desde muito cedo começou a trabalhar. Como muitos brasileiros ele deixou os estudos para ajudar a família, aprendendo o valor do trabalho com seu pai, e quando chegou a hora ele serviu o Exército brasileiro.
Como muitos Indaialenses, Molinari veio de longe em busca de uma vida melhor e aqui chegando encontrou uma cidade exuberante e de novas oportunidades.
Trabalhador obstinado, em Indaial constituiu família, e logo se interessou pela vida comunitária. Foi atuando na imprensa que conheceu os problemas do nosso povo, e ali surgia um novo Molinari.
Rapidamente ele ficou conhecido como porta voz da comunidade, e mesmo sem nenhum mandato ele ajudou a resolver diversas demandas da cidade.
Sem nunca ter sido candidato a nada, em 2016 ele foi eleito o vereador mais votado do seu partido.
Fez história na Câmara de Vereadores de Indaial, e se consolidou o vereador mais atuante da história política da cidade.
O trabalho trouxe resultados, e a prova veio em 2020, quando Flávio foi reeleito como o vereador mais votado de toda a cidade, mostrando que seu trabalho e dedicação conquistaram o reconhecimento da população.
Atualmente, como presidente da Câmara de Indaial, Molinari evoluiu e se qualificou.
Parceiro do Prefeito André Moser, ele participa ativamente das conquistas, defendendo projetos importantes e buscando recursos para viabilizar as ações.
Molinari é do povo, aprendeu a valorizar o trabalho, mas que acima de tudo é capaz de entender as dificuldades do povo, pois isso faz parte da vivência dele.
Não é um político moldado em estúdio, é uma liderança que surgiu do ventre do povo, e isso explica a dedicação em lutar pelas melhorias que todos precisam.
Molinari tinha um sonho quando mudou de estado, e aqui ele aprendeu a sonhar em grupo, a sonhar com toda a população.E segundo o próprio não para por aí, porque um sonho que se sonha em conjunto não é só um sonho, já é realidade.
A grande marca de Flávio Molinari é a dedicação exclusiva ao mandato, e com uma disposição incrível está diariamente disponível para a população, em expediente na Câmara de Vereadores e presente nas ruas da cidade.
Realizações
- Como vereador, Molinari buscou mais de 4 milhões de reais em emendas parlamentares junto a deputados;
- Resolutivo, atendeu mais de 6 mil pessoas em seu gabinete, estando à disposição da população todos os dias na Câmara e nas ruas da cidade;
- Fiscalizador efetivo, Molinari denunciou pagamentos ilegais de aproximadamente um milhão de reais em salários, fazendo parar esses pagamentos e gerando uma economia significativa de recursos públicos;
- Defendeu grupos de esportes automotores, ajudando a viabilizar eventos e incentivando essas práticas;
- É um porta voz dos grupos de tradição gaúcha;
- Foi um dos defensores ativos que permitiram a possibilidade da realização de castrações de cães e gatos com valor reduzido;
- Buscou emenda parlamentar e conquistou junto ao Prefeito André o valor de 200 mil reais para castrações gratuitas de cães e gatos;
- Autor de 1051 indicações, 111 moções, 111 requerimentos e 55 projetos de lei.
Propostas
- Ser um Deputado com foco nas demandas das cidades;
- Concentrar a destinação das emendas parlamentares na região do Vale Europeu;
- Lutar pelos investimentos para a finalização da duplicação da BR 470;
- Defender a revisão da Tabela SUS, na perspectiva de criar viabilidade econômica para nossos hospitais;
- Defender um novo pacto federativo, buscando maior retorno dos nossos impostos para as cidades;
- Articular força na Câmara para fortalecer incentivos financeiros para programas de proteção animal;
- Defender políticas de inclusão para portadores de necessidades especiais;
- Lutar por maiores investimentos federais nas políticas de atenção a Melhor Idade;
- Ser um porta voz dos adeptos aos esportes automotores.
Declarações exclusivas ao Portal Misturebas
“Minha candidatura surgiu inicialmente de um pedido do Prefeito André. Isso aconteceu devido a importância do governo de Indaial no cenário estadual do partido, tanto que o próprio Prefeito André havia sido convidado para ser candidato. Como o André optou em não se afastar da Prefeitura de Indaial e concluir seu segundo mandato, naturalmente ele se comprometeu em lançarmos um outro nome. Após isso eu coloquei meu nome a disposição, pois sou de grupo e meu compromisso com o Prefeito é algo muito forte”.
“Logicamente não foi o cenário ideal, pois uma candidatura desse porte requer tempo de planejamento e organização, mesmo assim encaramos mais essa, pois sabemos que Indaial vive um momento ímpar de crescimento e que a população reconhece isso”.
Nossa campanha cresce dia após dia, e a aceitação nas ruas é algo muito animador, fruto da boa gestão e da minha dedicação como Vereador nesses quase seis anos. Sou Vereador em tempo integral, trabalho muito e estou na câmara e nas ruas da cidade todos os dias, pois acredito que como qualquer outro trabalho, na política os eleitos devem fazer valer seus salários”.
“Então, meus amigos e amigas que seguem as redes do Misturebas, meu principal compromisso é trabalhar muito, pois de discursos bonitos e promessas o nosso mundo político está cheio. Se eleito Deputado Federal eu continuarei fazendo o que faço desde que me elegi Vereador, vou arregaçar as mangas e trabalhar pelo bem da nossa região. Como Deputado minha força aumentará muito para pleitear as melhorias que tanto precisamos, desde obras de infraestrutura até legislações que facilitem o desenvolvimento das nossas cidades. Sou um apaixonado em ajudar as pessoas, entrei na vida pública por isso e é isso que me move”.
Sugestão de pauta