Por essa a garotada não esperava! Uma professora do Cei Antônio Maurício Stolfi – Berçário I, de Benedito Novo, fez uma super massinha caseira colorida pra seus alunos. Os bebês amaram a atividade!
No entanto, hoje o núcleo atende 134 crianças de 0 a 6 anos, desde o berçário até o pré-escolar. Aliás, fica localizado na Rua Belo Horizonte nº 90 – Bairro Alto Benedito.
Pra dar conta da criançada, a Coordenadora do CEI, Clenir Maria Stolfi Peyerl, informou ao Portal Misturebas que hoje 6 professoras regentes, 2 professoras de apoio e 1 professora de contra turno do pré-integral mais 8 auxiliares de sala fazem parte da equipe.
Em entrevista com o Portal Misturebas, Gabriela Koslowski, de 21 anos, contou um pouco da sua história, que iniciou em Janeiro outro centro educacional e assumiu como professora nesse CEI à dois meses.
ENTREVISTA
MISTUREBAS: Atualmente você se dedica apenas a esse segmento, como é a sua rotina?
PROFESSORA: Ainda estou em formação, estou cursando o 6°semestre de pedagogia, estou somente nesse segmento.
MISTUREBAS: Na sala de aula, você levou uma “massinha caseira” para seus alunos, qual foi sua motivação? Ah, rola passar a receitinha?
PROFESSORA: A motivação foi proporcionar um momento gostoso de descontração e socialização, pensando em estimular as habilidades motoras finas das crianças ao brincar com seus dedos.
Receita:
1 xícara de trigo;
1/2 xícara de sal;
1 pacote de suco em pó;
1/4 xícara de água;
1 colher de sopa de óleo.
Misturei todos ingrediente secos primeiro e depois fui acrescentando os ingredientes líquidos até ficar uma massa homogênea. Eu usei os sucos que da um cheiro agradável, e usei corante alimentício, para ficar cores mais vivas, mas o corante é opcional de cada pessoa.
MISTUREBAS: Qual a reação dos alunos em mexer com essa massinha?
PROFESSORA: As reações foram diversas desde sorrisos, expressões de alegria, satisfação e até repulsão.
MISTUREBAS: A ideia de criar essa massinha surgiu de onde ?
PROFESSORA: Trabalhando no campo de experiência de acordo com a BNCC foi que surgiu a ideia, para atingir o objetivo de aprendizagem que é utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais
LEIA TAMBÉM:
Famílias atendidas pelo CRAS de Benedito Novo aprendem a diversificar o uso dos alimentos
A importância da massinha
Vale lembrar que brincar com a massinha de modelar ajuda a estimular as habilidades motoras finas das crianças. Com isso, elas adquirem agilidade, força e destreza em seus dedos enquanto brincam. Além de dar a oportunidade da criança bem pequena explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura); manipular explorar e apertar. Isso será muito importante quando chegar a hora de aprender a ler e a escrever.
Sugestão de pauta