Fato ocorreu no mês de Julho na BR 470
Um Policial Militar da CPT, teve sua ação reconhecida pelo comando da 2° Cia de Operações Aéreas dos Bombeiros Militares de SC. Ele realizou juntamente com outro bombeiro militar, quando ambos estavam de folga, um atendimento preliminar em acidente de trânsito.
O fato ocorreu no dia 23 de julho último. Trata-se de um grave acidente na BR 470 em que uma motocicleta havia colidido contra a lateral de um carro que se deslocava em sentido contrário. O acidente resultou em uma gravíssima laceração (quase amputação) na perna esquerda da passageira da motocicleta.
A ROCAM BNU e populares que passavam pelo local prestaram atendimento preliminar. Foi improvisado um garrote no membro inferior da mulher (vítima) para reduzir e expressiva perda sanguínea que ocorria, até a chegada das viaturas do 3°BBM.
Foi na sequência que entrou em cena o 3° Sgt. PMSC Diego Itiberê Pimentel, o qual avaliou a cena e iniciou o atendimento. O Oficial portava uma mochila com diversos materiais como dois torniquetes, luvas e demais materiais de atendimento pré-hospitalar.
LEIA TAMBÉM:
Por meio dos materiais disponibilizados por Pimentel, foi possível efetuar um atendimento com mais qualidade. Nesse sentido foi minimizada a perda sanguínea da vítima e evitando o agravamento do seu quadro de choque e provável óbito.
Após a chegada das equipes de socorro do 3° Batalhão de Bombeiros Militares, foi feita a passagem da paciente e os profissionais de serviço assumiram sua função.
Neste caso é importante frisar que a presteza do Sgt Pimentel aliada com sua iniciativa de portar materiais de atendimento pré-hospitalar e o respectivo conhecimento para usá-los, com certeza fez com que a vítima suportasse sua condição até a chegada de socorro adequado.
Iniciativas como esta reforçam a imagem que a PMSC goza no Estado, de uma instituição capilarizada, sempre pronta e com profissionais que não se esquivam de ajudar seus semelhantes, mesmo não estando de serviço ou em ocorrências de seu cotidiano.
O relato acima foi feito nas redes sociais da ROCAM BNU, que finalizaram o texto dizendo que em razão dos fatos expostos, levariam ao conhecimento do alto comando da PMSC as ações do Sgt Pimentel, deixando como sugestão que este seja formalmente elogiado para que suas ações ganhem reflexo em seus assentamentos.
Sugestão de pauta