Prazo para registro de candidaturas foi encerrado na segunda-feira (15)
Dez candidaturas ao governo do Estado de Santa Catarina foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para envio da documentação se encerrou nesta segunda-feira, 15. Com isso, já nesta terça-feira, 16, começou oficialmente a campanha eleitoral das Eleições 2022.
Todos os candidatos ao posto de governador são homens. Quatro mulheres concorrem ao cargo de vice: Ana Lucia Meotti (Pros) que compõe a chapa de Ralf Zimmer, da mesma sigla; Bia Vargas (PSB) é vice na chapa de Décio Lima (PT); Delegada Marilisa (PL) está com Jorginho Mello (PL); E Gabriela Santetti (PSTU), faz parte da chapa majoritária com Alex Alano, do mesmo partido.
Confira a seguir o perfil dos candidatos, seguindo a mesma ordem exibida pelo TSE, por ordem alfabética e respeitando a forma como os nomes dos candidatos aparecerão na urna eletrônica:
Décio Lima (PT)
O ex-deputado federal Décio Lima é o candidato petista para o governo de Santa Catarina. Concorrendo pela segunda vez ao cargo, ele é o representante da frente formada por partidos da esquerda como PSB, Solidariedade, PCdoB e PV. A vice dele na chapa é a microempreendedora Bia Vargas (PSB).
Esperidião Amin (PP)
Esperidião Amin é o candidato do PP. O senador já esteve no comando do governo do Estado duas vezes. O candidato a vice na chapa é Dalírio José Beber, do PSDB.
LEIA TAMBÉM:
Gean Loureiro (União Brasil)
Concorrendo pela primeira vez ao governo do Estado, Gean Loureiro é candidato pelo União Brasil. O político renunciou à prefeitura de Florianópolis no segundo mandato para tentar se alçar ao Executivo estadual. O candidato a vice é Eron Giordani (PSD).
Jorge Boeira (PDT)
Também disputando pela primeira vez o cargo de governador, Jorge Boeira é o candidato do PDT em Santa Catarina. Ele, que já foi deputado federal, disputará o governo em chapa pura com Dalmo Claro no cargo de vice.
Jorginho Mello (PL)
Pertencente ao mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, o senador Jorginho Mello disputa pela primeira vez o cargo de governador de Santa Catarina pelo PL. Com extensa carreira política, ele terá como vice na chapa Marilisa Boehm, ex-delegada regional de Joinville.
LEIA TAMBÉM:
Leandro Borges (PCO)
O marceneiro Leandro Borges é o candidato do PCO para o governo do Estado. É outro que disputa pela primeira vez ao cargo. Ele irá para as eleições de outubro em chapa pura, tendo Jair Fernandes de Aguiar Ramos como candidato a vice.
Moisés (Republicanos)
Candidato à reeleição, Carlos Moisés da Silva concorre ao governo de Santa Catarina pelo Republicanos. O atual governador teve um primeiro mandato turbulento — com dois pedidos de impeachment e afastamento resultante de um deles. Seu vice é Udo Dohler (MDB).
Odair Tramontin (Novo)
Promotor de Justiça e ex-coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Odair Tramontin é o candidato do Novo para o governo do Estado de Santa Catarina. Ele, que já concorreu à prefeitura de Blumenau, disputará o cargo de governador em chapa pura, com Ricardo Althoff como vice.
Professor Alex Alano (PSTU)
O Professor Alex Alano é mais um dos candidatos que concorrem ao cargo pela primeira vez. Alano é o candidato do PSTU em Santa Catarina. Ele participará das eleições de outubro em chapa pura, tendo como vice a companheira de partido, a professora Gabriela Santetti.
Ralf Zimmer (PROS)
Concorrendo pela primeira vez ao cargo de governador, Ralf Zimmer é o candidato do Pros. No entanto, ele ainda aguarda a validação na Justiça da convenção do partido que o indicou para a disputa do governo. Caso a candidatura seja registrada, ele disputará as eleições de outubro em chapa pura, com Ana Lúcia Meotti como vice.
Sugestão de pauta