Grupo estrangeiro investirá em torno de 700 milhões de reais no clube Carioca
Com 79,44% dos votos, os sócios do Clube de Regatas Vasco da Gama aprovaram e, após quase seis meses de negociações, a 777 Partners assumirá o controle do futebol do clube a partir desta segunda-feira, 8, ainda que informalmente.
Agora será iniciado um período de transição. A SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Vasco deverá será criada oficialmente nesta semana. Para tanto será preciso abrir um CNPJ e criar uma conta bancária para, aí sim, fazer a inscrição da empresa junto a CBF para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B e transferência dos ativos do futebol, funcionários e ações. A previsão é que os trâmites burocráticos durem em torno de 10 a 15 dias.
Na teoria, o controle segue com a atual Diretoria pelos próximos dias. Mas, na prática a 777 assumirá o comando imediato e passará a dar as cartas no futebol. A empresa pode, por exemplo, aportar dinheiro para contratações com segurança. No entanto, o que ouviu durante a Assembleia Geral, neste domingo, 7, é que dificilmente chegarão novos reforços até o fim da janela, em 15 de agosto.
Contratações
A hipótese mais provável é de que a 777 não fará contratações agora. Com os seis reforços chegados na recente janela de transferências o entendimento é de que o elenco atual é suficiente para o restante da Série B.
A previsão é de que o Clube terá investimento inicial de 700 milhões de reais. O plano inclui pagamento de dívidas e pode abranger a reforma do estádio de São Januário.
Há, no entanto, decisões importantes a se tomar de forma imediata. Desde a saída de Maurício Souza, há duas semanas, o Vasco tem o auxiliar Emílio Faro no comando da equipe.
Odair Hellmann foi procurado por executivos da 777, na semana passada, mas recusou o convite. Existe a possibilidade de Faro ser mantido até o fim da Série B. Embora, ele já tenha manifestado a intenção de não permanecer como treinador da equipe. A definição sobre o novo técnico deve ser a primeira sob o comando dos americanos.
LEIA TAMBÉM:
A 777 Partners é uma empresa americana, com sede em Miami, e tem em seu histórico de investimentos os mais variados ramos, como os de serviços financeiros, aviação, seguros, mídia e entretenimento. A entidade já tem investimentos no futebol, como a compra integral do Genoa, da Itália, e a participação minoritária na administração do Sevilla, da Espanha.
Além disso, a companhia tem participação e em duas empresas brasileiras: a 1190 Sports, que vende os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o exterior, e a Global Sports Right Management, que comercializa o direito de apostas para o Brasileirão fora do país.
Sugestão de pauta