Em Santa Catarina foram registrados 7 casos da doença até o momento
Passadas oito semanas desde o primeiro caso detectado no País, o Ministério da Saúde acaba de registrar 1.721 casos de Monkeypox, a varíola dos macacos como é chamada, que teve um crescimento de mais de 60% somente nos últimos sete dias.
O estado de São Paulo lidera os casos da doença com 1.300 registros no Brasil. A seguir vem o rio de Janeiro com 190 e Minas Gerais com 75. Logo depois aparece o Distrito Federal com 37 casos, inclusive, nesta quinta-feira, 4, a Universidade Federal de Brasília afastou dois estudantes das atividades presenciais, por terem tido contato com pessoas infectadas. Enquanto que em Santa Catarina foram registrados 7 casos da doença.
A varíola dos macacos é causada por vírus a partir do contato com um animal, pessoa ou objetos infectados.
Os sintomas mais comuns são febre , calafrio, cansaço, dor de cabeça, nas costas e dores musculares, e gânglios inchados. Em seguida aparecem lesões avermelhadas na pele, espalhadas pelo corpo semelhantes a furúnculos.
Apesar de não haver tratamento específico a doença é de baixa mortalidade, mas na semana passada foi confirmado o primeiro óbito no país em decorrência da mesma.
LEIA TAMBËM:
O Ministério da Saúde anunciou a compra de 50 mil doses da vacina que serão distribuídos a profissionais da linha de frente e de laboratórios.
Em outras palavras, globalmente o país com o maior número de casos é os Estados Unidos com 6.600. O Brasil ocupa a sexta posição do ranking.
Sugestão de pauta