Geração de empregos também é positiva de acordo com o Ministério do Trabalho
De janeiro a junho deste ano, cerca de 1.100 novas empresas foram abertas em Rio do Sul. Descontadas as baixas no primeiro semestre, são 682 negócios a mais no município em comparação com o final do ano passado. Agora, Rio do Sul tem em torno de 10.600 empresas ativas, sendo destas, 45% de Microempreendedores Individuais (MEIs).
O crescimento é perceptível em grande parte dos setores econômicos como indústria, comércio, serviços e construção civil. Apenas a Agropecuária manteve-se estável, de acordo com dados de cadastro da Secretaria de Administração e Fazenda da prefeitura de Rio do Sul.
A geração de novos empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2022 também é positiva. Dados do Caged, ligado ao Ministério do Trabalho, divulgados na quinta-feira última quinta-feira, dia 29 de julho, mostram que nos primeiros seis meses deste ano, 1.038 vagas de trabalho formais foram criadas a mais do que os desligamentos realizados. Rio do Sul é a 20ª maior geradora de vagas no Estado e a 240ª no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
As exportações de empresas rio-sulenses tiveram um salto de 188% em junho se comparado ao mês anterior. Isso levou o município a fechar o primeiro semestre com pouco mais de 58 milhões de dólares em produtos comercializados.
O setor alimentício, de tabaco, metalmecânico e madeireiro são os principais produtos exportados, principalmente para regiões como Ásia, Oriente Médio, Europa e América do Norte.
Dados do primeiro semestre de 2022 em Rio do Sul
Emprego formal
8.991 admissões
7.953 desligamentos
1.038 saldo
Dados: Caged/Ministério do Trabalho
Novas empresas
1.098 novos CNPJs ativos
416 CNPJs baixados
Saldo de 682 novas empresas ativas
Dados: Secretaria de Administração e Fazenda
Exportações de empresas rio-sulenses
US$ 58,1 milhões
20º colocado em Santa Catarina
384º colocado no país
Sugestão de pauta