Usuários do transporte que não acompanharam as redes sociais tiveram uma surpresa na manhã desta segunda-feira
INDAIAL – Um assunto muito delicado repercutiu pelas redes sociais e até em canais televisivos nesta segunda-feira (4). O assunto é referente ao transporte público de Indaial, onde mais de 1400 usuários ficaram sem o transporte pela manhã.
Em divulgação na sua rede social (vídeo abaixo), ainda no Domingo (3), o Prefeito de Indaial, André Moser, informou que o contrato emergencial que tinha desde 2020 havia vencido. Aliás, informou que também já estava tomando providências.
No entanto, na tarde desta segunda-feira, a empresa Expresso Presidente, emitiu uma nota que deixou a Prefeitura em uma situação não muito amigável com as pessoas que usam o transporte. Sobretudo, em nota, a empresa fala de dividas e não cumprimento de contrato. Confira na íntegra:
NOTA OFICIAL EXPRESSO PRESIDENTE
A Expresso Presidente Getúlio, empresa especializada em transporte de passageiros, vem por meio desta nota esclarecer e apontar os seguintes fatos quanto a suspenção dos serviços de transporte coletivo do Município de Indaial:
A empresa operou o sistema de transporte coletivo do Município de Indaial, através do Contrato nº 209/2021 vinculado aos termos da proposta no Processo Administrativo nº 212/2021 e Termo de Dispensa nº 012/2021-10430, com início em 30/11/2021 e término em 28/05/2022. Inadimplência dos pagamentos ao longo de todo o contrato e ainda um saldo devedor já devidamente medido e aferido pela fiscal do contrato, dos serviços prestados a partir de 28/04/2022, no valor de R$ 411.205,26 (quatrocentos e onze mil, duzentos e cinco reais e vinte e seis centavos), sem considerar multas e juros contratuais.
>>LEIA TAMBÉM:
A empresa operou sob as determinações da prefeitura de Indaial desde o dia 29/05/2022 até a data de 01/07/2022, de acordo com manifestação de cotação enviada no sexta-feira, 27 de maio de 2022 as 17:08, com pronta resposta por parte da Expresso Presidente; Após o processo Administrativo de 27/05/2022, a prefeitura através da secretaria de Planejamento nada fez para celebrar o pacto jurídico necessário para a manutenção dos serviços já prestados, com zelo, pontualidade e atendimento integral a requisitos contratuais por parte da empresa Expresso Presidente.
REUNIÕES
Após inúmeras tentativas de reuniões para ajustes das tratativas legais e financeiras devidas dos serviços anteriores, não restou outra alternativa para a empresa se não suspender as atividades. Vale ressaltar que o problema jurídico se iniciou em 30/05/2022, mas em respeito à boa relação, ainda a empresa promoveu diversas manifestações presenciais na prefeitura, em algumas reuniões técnicas, mas lamentavelmente após mais de 4 reuniões convocadas e desmarcadas pela própria prefeitura, a empresa ainda promoveu 2 notificações uma sendo em 29/05/2022 e outra no dia 01/07/2022. A prefeitura não pode negar ciências desses fatos.
Por fim, é necessário destacar que os serviços prestados no período de 29/05/2022 até 01/07/2022 representaram após 35 dias de serviços o montante de R$ 520.078,62 (quinhentos e vinte mil, setenta e oito reais, sessenta e dois centavos) devido a empresa.
PREFEITO ANDRÉ MOSER
Sugestão de pauta