Todo bom gestor sabe que as etapas do planejamento estratégico são essenciais para o funcionamento da empresa. Isso porque, o documento é capaz de nortear um negócio na busca pelos seus objetivos.
Contudo, nem sempre é fácil fazer esse planejamento, já que organizar todas as informações ainda é um desafio. Além disso, transformar esses dados em ideias e em um plano estruturado não é tão simples.
Por isso, preparamos este texto para você conferir quais são essas etapas do planejamento estratégico e como elaborar o seu. Confira!
Afinal, o que é planejamento estratégico?
Como o próprio nome sugere, o planejamento estratégico é um plano que possibilita à empresa criar os passos para atingir metas. Para isso, é necessário observar as situações que devem ser colocadas em prática para permitir esses avanços.
Em outras palavras, ser estratégico quer dizer que é fundamental estudar sua concorrência, as tendências de consumo e o comportamento do consumidor. Além disso, é necessário identificar os recursos disponíveis para esse tipo de operação.
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Posto isso, os objetivos e estratégias consideram as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da organização. Elas devem considerar a missão, visão e valores da empresa.
Qual a importância do planejamento estratégico?
A ideia é criar um mapa com o destino e percursos disponíveis. Isso porque, a partir dessas questões gerais, define-se objetivos.
O plano estratégico em uma empresa observa metas a longo prazo. Cria-se uma moldura, a fim de restringir decisões e alocações de recursos no decorrer do tempo.
Tudo isso contribui para a clareza das avaliações. Afinal, para listar o que funciona e o que não funciona, é fundamental contar com métodos baseados em diretrizes gerais do negócio.
Quais as etapas do planejamento estratégico?
As etapas do planejamento estratégico obedecem a uma ordem temporal. Assim, elas vão do estudo do negócio até a aferição de resultados.
A seguir, vamos demonstrar quais são eles e porque você deve implementar em sua empresa.
Missão, visão e valores
O primeiro item das etapas do planejamento estratégico é bastante negligenciado por algumas empresas. A missão, visão e valores são questões que determinam a identidade e o posicionamento de um negócio.
Esses conceitos servem como base para a construção eficaz de um planejamento estratégico. Veja:
- Missão: motivo pelo qual a empresa existe;
- Visão: em que lugar a organização pretende chegar;
- Valores: princípios inegociáveis.
É preciso ressaltar que essas informações devem ser inseridas de modo claro e estar disponíveis para todos os membros da organização.
Estudo dos ambientes interno e externo
Um planejamento estratégico eficiente deve contar com fatores internos e externos à organização. Eles precisam causar uma influência direta e indireta nos processos do seu negócio.
Assim, quando se pergunta quais as etapas do planejamento estratégico, a análise SWOT é bastante lembrada. Mas você sabe como é seu funcionamento?
SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, em português. As duas primeiras se ligam ao ambiente interno da companhia, ao passo que as duas últimas atuam em questões externas.
Outro estudo importante é a análise PESTEL. Ela é focada no ambiente externo e leva em conta 6 fatores macroeconômicos. Eles podem impactar o cotidiano de uma empresa e, em português, significa: Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ecológicos e Legais.
Determinação de objetivos e metas
A terceira das etapas do planejamento estratégico é a definição dos objetivos e metas, os quais precisam ser “inteligentes”.
Isso implica que as metas e objetivos devem seguir o padrão SMART (Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Baseadas em um Prazo).
Um exemplo de meta SMART seria reduzir o custo de aquisição de clientes para um determinado percentual nos próximos 12 meses.
Estipulação do plano de ação
O plano de ação se relaciona à execução das estratégias. Ou seja, é ele que determina o papel de cada profissional e os recursos necessários para colocar em prática todas as ações planejadas.
Nesse sentido, a ferramenta 5W2H geralmente é bastante eficiente nessa fase.
5W:
- What – O que fazer?
- Why – Por que fazer?
- Where – Onde fazer?
- When – Quando fazer?
- Who – Quem vai fazer?
2h:
- How – Como fazer?
- How much – Quanto custa fazer?
Respondendo essas 7 perguntas, vai ficar bem mais simples e intuitivo mapear e executar tarefas com maior eficiência.
Acompanhamento e mensuração de resultados
Acompanhar e mensurar resultados é um item essencial das etapas do planejamento estratégico de uma empresa. Podemos dizer que é uma das mais importantes nesse ciclo.
Por isso, utilizar mecanismos de monitoramento das etapas do planejamento estratégico é fundamental para compreender o que foi planejado. Isso permitirá que você saiba o quanto seu negócio está evoluindo e se está de acordo com o planejado.
Com isso, será mais fácil ajustar o que precisar sem grandes dificuldades.
Envolvimento de pessoas
A última das etapas do planejamento estratégico é o envolvimento das pessoas. Apesar de se encontrar em último lugar nesta lista, não significa que seja menos importante que as outras.
Aliás, podemos dizer que essa etapa engloba e direciona todas as outras. Afinal, todas elas incluem as pessoas. Mas o que quer dizer envolver as pessoas? Isso significa que é preciso tornar as pessoas parte integrante da estratégia da empresa.
Ou seja, é garantir que elas entendam, apreciem e se comprometam com a estratégia. No entanto, não é simples gerar engajamento. É necessário promover um esforço coletivo, com base em uma comunicação coerente.
Alguns métodos podem auxiliar no envolvimento das pessoas:
- Treino e desenvolvimento de pessoas possibilitam a elas desempenharem seu trabalho muito melhor;
- A inclusão de pessoas como participantes do planejamento estratégico é uma boa opção;
- Interessante em investir no alinhamento das equipes com a estratégia;
- Você pode apostar em canais de comunicação e educação, como uma Universidade Corporativa.
Ressaltamos que a falta de envolvimento dos envolvidos é uma das razões pelas quais existe falha em uma estratégia empresarial. Sendo assim, assegure que uma das etapas do planejamento estratégico priorize as pessoas!
Conclusão
Como você pode ver, essas são as principais etapas do planejamento estratégico. É preciso implementar tais ações a fim de otimizar processos e melhorar o ambiente corporativo.
Afinal, uma empresa sem um planejamento estratégico adequado, certamente terá problemas futuros, sejam de operações sejam com pessoas.
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