Categorias
Notícias do Médio Vale do Itajaí

Prefeitura de Gaspar construirá 100 casas para famílias carentes

A Prefeitura de Gaspar apresentou o programa habitacional “Lar Seguro”, lançado na última quarta-feira (18). A novidade ocorreu durante a abertura da Semana de Defesa Civil, com a presença de lideranças políticas, representantes da Defesa Civil Estadual e representantes da comunidade em geral.

O projeto pretende construir 100 unidades habitacionais para famílias residentes em áreas de risco ou insalubres, com o objetivo de promover uma ocupação ordenada do espaço rural.

 A intenção é reduzir as ocupações em áreas de risco e ambientalmente frágeis, além de proporcionar às famílias uma moradia digna. Serão construídas 100 residências que devem conter dois ou três quartos, sala, cozinha e um banheiro, de 40 m² ou 60m².

Leia também: Senado aprova penas maiores para injúria racial em eventos esportivos e no humor

Atualmente, Gaspar possui 137 residências localizadas em área de alto risco, com o investimento, as famílias passarão a morar em áreas com total infraestrutura, resgatando a cidadania dessas pessoas. Além de famílias em situação de risco, o programa irá contemplar pessoas cadastradas junto à diretoria de habitação e que se encontram em extrema vulnerabilidade.

Agora, com o programa formalizado, os próximos passos são a seleção e recadastro das famílias, escolha dos terrenos, processo licitatório para a construção das unidades habitacionais e processo licitatório para demolição das residências nas áreas de risco. As casas serão construídas em lotes com escritura pública, concessão de uso, doação ou termo expedido pela Prefeitura de Gaspar, para garantir que o futuro morador tenha acesso legal ao terreno.

O prefeito Kleber Wan-Dall, comemora a implantação do projeto. “Sabemos que essas moradias vão representar a paz para essas famílias que hoje vivem em área de risco e extrema vulnerabilidade, proporcionar um lar seguro a uma mãe ou um pai de família, não tem preço. Nossas equipes estão bastante empenhadas para essa construção e, com certeza, em breve, estaremos anunciando a licitação para começar a tão sonhada construção dos nossos Lares Seguros”, pontua Wan-Dall.

O Programa Lar Seguro é desenvolvido pela Superintendência de Defesa Civil e Diretoria de Habitação.

 

Por Fernando Rhenius

Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Fã de uma boa leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.