Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (13)
Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país: 4,5%. O dado foi divulgado na última (13), durante Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo é referente aos três primeiros meses de 2022.
O resultado de 4,5% é considerado estável porque inclui a perda de 9 mil postos de trabalho em três meses. No país, a taxa de desocupação ficou em 11,1%. Os maiores percentuais foram os da Bahia, com 17,6%, e Pernambuco, com 17%.
O estado catarinense também tem o maior nível de ocupação do Brasil: 63,9%. Esse percentual não é o oposto da taxa de desocupação, mas, sim o índice de pessoas em idade de trabalhar, com mais de 14 anos, com carteira assinada.
Leia também: Mulher tem a mão presa em engrenagem de máquina em Guabiruba
As categorias “outros serviços” e “comércio reparação de veículos automotores e motocicletas” foram as que tiveram crescimento de população ocupada nos primeiros meses do ano em relação ao último trimestre de 2021. A pesquisa mostrou também que o rendimento médio real mensal habitual foi de R$ 2.944 em Santa Catarina.
*Com informações do G1 SC
Sugestão de pauta
1 comentário
Pingback: Desemprego cai para 8,3% em outubro, menor nível desde 2015, aponta IBGE – Jornal Estado