As consultas são pré-agendadas através da direção da Secretaria.
Nesta semana, um novo médico especialista iniciou junto à Secretaria de Saúde de Ascurra. O doutor Marceu Floriano Pinto é o novo pediatra da saúde municipal, que atenderá os pacientes do ESF Dr. Armando Zonta, no centro, nas quartas-feiras à noite, e também no Posto de Saúde do Bairro Estação, onde as consultas acontecem na segunda-feira de manhã. As consultas são pré-agendadas através da direção da Secretaria.
A Secretaria de Saúde de Ascurra promove o atendimento nas Unidades de Saúde: o ESF Dr. Armando Zonta, no centro, o Posto de Saúde do bairro Estação, e na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ascurra. A entidade oferece o atendimento nas Unidades de Saúde e, também, realiza visitas domiciliares com médico para os acamados do município.
Além dos atendimentos de clínico geral, a administração municipal oferece as consultas de especialidades em Ascurra, como otorrinologista, psiquiatra, ginecologista, psicólogo, nutricionista, fonoaudióloga, dentista (Dois profissionais) e, a partir desta segunda-feira, pediatria, totalizando 16 médicos na saúde municipal, entre clínicos gerais e especialistas.
Com isso, o acesso a estes serviços é facilitado ao morador, uma vez que ele não precisa se deslocar para outro município para ter estas consultas.
Para quem necessita de um atendimento em outros centros de saúde, como em Blumenau ou Florianópolis, a Prefeitura de Ascurra disponibiliza o transporte, uma vez que a consulta ou serviço necessário seja liberado pela Secretaria de Saúde do Estado, através do SUS, que é quem regulamenta as consultas fora da atenção básica, que é a obrigação do município.
Os dados da pasta mostram um aumento na oferta dos serviços. Na comparação de 2020 para 2021, foi registrado um aumento de mais de 45% nos atendimentos, com 16 mil atendimentos registrados em 2020 e 24 mil atendimentos no ano passado. Nos exames, como o exame de ultrassonografia, um dos mais requisitados pela população, também houve aumento.
➡️ Veja também: Aproximadamente 57 mil recém-nascidos foram registrados sem o nome do pai
Em 2020, foram realizados 695 exames através do município, com um investimento de R$ 35 mil. Em 2021, este número quase dobrou, chegando à marca de 1015 ultrassonografias através da Secretaria de Saúde de Ascurra, com um investimento de R$ 52 mil com recursos dos cofres municipais.
Sugestão de pauta