Segundo os dados, Santa Catarina ficou atrás somente de Roraima, que teve um aumento de 53%.
Está quinta-feira (28), é marcada pelo Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e em memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
A princípio, no último ano, houve um aumento de 35% nos casos de acidente de trabalho em comparação com 2020 em Santa Catarina. Apenas em 2021, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, foram comunicados 166 óbitos.
De acordo com as informações, foram 38,6 mil registros ao total em 2021. Foi a segunda maior alta no número de notificações no pais. Segundo os dados, Santa Catarina ficou atrás somente de Roraima, que teve um aumento de 53%.
Posteriormente, o Portal ND+ divulgou que nos últimos 10 anos, cerca de 2.862 mil mortes no mercado de trabalho foram registradas em Santa Catarina. Já no Brasil todo, na mesma época, o total foi de 22.954 óbitos.
Antes de mais nada, entre os municípios com mais notificações dos acidentes são: Joinville (12%), Florianópolis (6%), Chapecó (6%), Blumenau (5%), Itajaí e Criciúma (4%).
Contudo, entre todos os municípios brasileiros, a cidade de Brusque ficou em primeiro lugar alcançando 122% de notificações entre os anos de 2020 e 2021.
Em conclusão, segundo os dados atualizados do Observatório, em 2021 não houve comunicação prévia de 7,5 mil acidentes, o que representa 19,5%.
“Sem dados sobre a totalidade das ocorrências, enfrenta-se desafio ainda maior para elaborar políticas públicas de prevenção de acidentes e garantir os direitos dos trabalhadores”, afirma a coordenadora nacional da CODEMAT/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT), Márcia Kamei.
Informações: Portal ND+
Sugestão de pauta